Quanto Pode Custar Não Registrar sua Marca?

Custos por não registrar sua marca

Quanto pode custar não registrar sua marca? Certamente você já se perguntou isso.

Diariamente nos deparamos com situações que poderiam ser evitadas com o registro da marca.

É comum, inclusive, empresas que utilizam marcas há anos serem obrigadas a trocá-las. Apesar de terem seus negócios consolidados, não fizeram o registro.

Por isso, decidimos fazer este post. A fim de alertar sobre os riscos de não registrar sua marca.

 

 

Como eu me torno “dono” de uma marca?

 

Como se sabe, o registro concedido pelo INPI é a única forma de ser dono de uma marca. Saiba mais sobre concessão de marca aqui.

Para que você possa usufruir da segurança de ter a exclusividade sobre aquela marca. Respeitando os mercados, é claro. Saiba mais sobre mercados e classes aqui.

Por isso, é essencial que você tome as providências para o registro.

Aliás, é importante lembrar que pedido não é registro. É preciso que o INPI defira e, depois, conceda o certificado. Saiba mais aqui.

 

 

Quanto pode custar não registrar sua marca?

 

Pois bem! Os riscos por não registrar sua marca são enormes!

Em primeiro lugar, entenda que registrar sua marca é proteger seus negócios. Investir na proteção da sua identidade.

Abaixo, listamos alguns dos custos por não registrar sua marca.

  • Algum concorrente pode registrar sua marca antes de você. Você perderá a prioridade e talvez nunca consiga registrar sua marca;
  • O titular da marca pode lhe notificar para que encerre o uso. Isso pode lhe custar o fim da sua atividade empresarial. Embora haja a possibilidade de uma transmigração, isso envolve esforço e custos financeiros.
  • Atenção! Copiar marca de terceiros pode causar obrigação de indenização. Mesmo que não haja a intenção de cópia;
  • Você pode perder todo o investimento em marketing e terá que investir em um novo. Isso inclui, de início, a criação de uma nova identidade visual;
  • Mesmo que ninguém registre antes de você, você não terá direito ao uso exclusivo. Concorrentes mal-intencionados poderão copiar e usar sua marca. Isso poderá ocasionar a deterioração da imagem dos seus negócios. Além disso, poderá haver o desvio de clientela, ocasionando prejuízos econômicos;

 

 

Proteja a marca enquanto ela ainda não é conhecida

 

Como sempre afirmamos: Ninguém começa grande. Se acaso você não registrar sua marca no início das atividades, pode perder a chance de proteger uma grande marca.

Pois bem! Por hoje é isso!

Esperamos ter conseguido responder quanto pode custar não registrar sua marca.

 

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Nossa equipe é altamente qualificada e experiente. Além disso, dispomos de softwares desenvolvidos para essa atividade específica. Somos líderes em avaliações positivas. Veja aqui os comentários dos nossos clientes.

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Se acaso tiver qualquer dúvida sobre marcas, entre em contato conosco através deste link. Será um prazer lhe atender.

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Até a próxima semana

 

Luciana Torres Possapp
OAB/RS 78078