Como registrar marca no Brasil de forma barata – registro de marca barato

123Marcas

Este post mostra todos os detalhes o registro de marca barato. Entre nos links para ter acesso aos conteúdos complementares e saiba tudo sobre como registrar uma marca no Brasil de forma barata e sem correr muitos riscos.

Primeiro você precisa saber onde deve fazer o registro e como proceder para ter o registro. Depois você deve acompanhar o processo e ter informações de como está esse processo. Essa segunda etapa é importante para se saber o andamento do seu pedido, pois você pode pedir para registro qualquer marca, até mesmo a marca Coca-Cola (agora se você vai conseguir o registro é uma outra questão). Certamente você não vai conseguir o registro da marca Coca-Cola kkkkkkk. Estou falando isso apenas para evidenciar que solicitar uma marca para registro não é a garantia de se ter o registro! Pelo contrario, 54% das marcas possuem problemas no seu processo de registro: mais da metade têm problemas! Cuidado.

Local e valores para registrar a marca?

O órgão oficial para se solicitar registros de marcas no Brasil é no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e, para isso, existem as taxas oficiais que devem ser pagas. Hoje o valor base dessa taxa é de R$355,00 por processo de marca. E, uma marca pode ter vários processos de marca no INPI, por isso é importante saber o que é marca perante a lei, saiba mais aqui. Se você for registrar na pessoa física ou possuir enquadramento de microempresa ou empresa de pequeno porte, essa taxa cai para R$142,00, saiba quem têm direito à taxa reduzida aqui.

Tempo para o registro de marca

O INPI começou o ano de 2019 conseguindo analisar os pedidos de registro de marca em até 1 ano. Este tempo já variou bastante nos últimos 10 anos, chegando a 3 anos. Este tempo varias devido a investimentos e interesse político. Ou seja, hoje o Brasil está em vias de participar do sistema de Madrid, através de protocolo que facilita o registro de marca em mais de  um país através de processo simplificado, e para isso, deve analisar os processos de marcas em até 1 ano.

Bem, agora que você sabe onde deve fazer o registro é importante descobrir se sua marca pode ser registrada. Para isso é importante verificar os itens a seguir.

Posso registrar minha marca?

Para você saber se pode registrar uma marca é importante verificar estes 3 pontos:

Solicitando a marca para registro

Uma vez feito as três etapas descritas acima você deve fazer o pedido de registro da marca no INPI. Neste momento todo o cuidado é pouco! Separei alguns cuidados na hora de se fazer o pedido de registro de marca no INPI.

Neste momento você pode considerar contratar o serviço de pedido de registro de marca oferecido pela 123Marcas, sendo uma garantia barata para você correr menos risco. Pois estamos habituados em realizar todos os protocolos e documentos exigidos.

Acompanhando o processo de marca no INPI

Conforme comentado no início deste post, o processo para registro de marca demora, por isso é necessário que se faça um acompanhamento do processo (conheça o fluxograma do processo de marca no INPI). Além disso, como você já verificou que que não existe marca nem igual nem similar a sua, agora é importante garantir que outras pessoas não tentem registrar marca igual ou similar a sua! Para entendermos isso é importante falarmos novamente sobre o INPI.

O INPI todas as terças feiras faz suas publicações oficiais na revista da propriedade industrial (RPI), que hoje é um PDF que pode ser encontrado no site do INPI. Desta forma, são publicadas na RPI todas as marcas que foram solicitadas (normalmente demora 1 mês para o INPI publicar as marcas), Ou seja, é importante que você saiba, todas as terças-feiras, se foi publicado marca similar ou igual a sua. Só assim você pode se opor a essas marcas em tempo hábil (até 60 dias da publicação). Logo, passado esse tempo não pode mais fazer uma oposição a um registro de marca e informar ao INPI o seu interesse de que tal marca não seja registrada.

Conclusão para a tomada de decisão

Para termos uma noção, são mais de 15 mil publicações de processos de marcas por mês. Consequentemente, é muito trabalhoso revisar essas publicações manualmente! Por isso nesse momento é aconselhável que você contrate um serviço para monitorar sua marca, como o nosso serviço de vigilância de marca. Este serviço é feito através de softwares que cruzam as informações de novas marcas com as marcas dos clientes. Posteriormente, essas informações são revisadas por um profissional capacitado da 123Marcas que orienta os próximos passos. Importante ressaltar que este serviço é barato e pago anualmente, saiba o valor aqui. Portanto não compensa uma pessoa sem esse conhecimento, software e a prática realizar esse serviço. Vale a pena você focar nas suas atividades para ganhar dinheiro!

Conforme brevemente apresentado, assumindo um certo risco, você consegue fazer um pedido de registro de marca  barato e sozinho. Portanto, devido aos baixos preços oferecidos pela 123Marcas, você pode avaliar fazer conosco e não correr riscos ou fazer sozinho com nossos manuais.

Com relação ao serviço de vigilância de marca, por ser muito trabalhoso de acompanhar o processo próprio e os de terceiros, aconselhamos que seja contratado com a 123Marcas. Do contrario, você não tem sua marca protegida. Saiba os problemas de não proteger sua marca aqui.

Desejo sucesso na construção da sua marca e sabedoria de proteger o que vai desenvolver 😉

 

Você quer saber mais sobre os processos para registro de marca? Veja o Guia completo aqui.

 

Bons negócios!

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador especialista em Direito Empresarial