O que é Marca?

O que é marca?

É provável que você já tenha se perguntado o que é marca. Embora esta seja uma dúvida frequente, a resposta é mais simples do que parece.

Por isso, no post de hoje esclareceremos tal questionamento de uma vez por todas.

Sem dúvida, a descrição de marca mais popular é “um logotipo”. “Algo que fixa e/ou chama a atenção”. Contudo, marca é muito mais do que isso.

A origem das marcas se deu há muitos e muitos anos. Logo que surgiu a ideia de propriedade.

Acredita-se que seu início ocorreu quando proprietários de terras marcavam seus gados. Assim como os antigos navegadores marcavam seus pertences.

Com a finalidade de dizerem que algo era seu, criavam um símbolo que “chamasse a atenção” da sociedade. Para que as pessoas soubessem quem era o dono de determinada coisa.

 

Conceito de marca

Mas o que é marca, então? Podemos conceituar da seguinte forma: É um sinal perceptível que diferencia produtos e/ou serviços no mercado. Algo que distingue um produto e/ou serviço dos demais. 

Assim como os antigos identificavam seus pertences, as marcas da forma como conhecemos atualmente indicam produtos e/ou serviços de determinadas empresas.

Por exemplo, sempre que vemos uma maçã mordida é provável que identifiquemos que se trata de um produto da Apple.

Da mesma forma ocorre com a Nike. No momento em que vemos um tênis com o símbolo, sabemos quem é a fabricante. Similarmente ocorrerá com tantas outras marcas conhecidas.

Então, podemos dizer que marca é o que faz o consumidor lembrar de você. Da sua empresa. Do seu produto e/ou do seu serviço.

Entretanto, no brasil só é dono de uma marca quem a registra. Por isso é muito importante que você tome este cuidado o mais cedo possível. Já pensou investir tempo e dinheiro em um nome e/ou logotipo e depois não poder chamar de seu ou sua? Provavelmente não é o que você deseja.

Mas como e onde fazer o registro? Vamos lhe orientar!

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Onde e como fazer o registro?

Antes de mais nada é importante você entender os principais passos para o registro de marca.

Se acaso você quiser registrar sua marca, você deve fazê-lo no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Em primeiro lugar, você deve definir seu mercado de atuação. Ainda que nem todos saibam, não é possível registrar uma marca “para tudo”. É preciso que a marca seja destinada a um determinado ramo. Para isso é necessário identificar as atividades com as quais você pretende atuar.

Se acaso você quiser atuar em vários ramos, é necessário registrar uma marca para cada nicho de atividades. Veja mais sobre classes e multiclasses aqui.

Então, classifique a sua de acordo com a classificação de Nice.

Se acaso quiser aprender a classificar por conta própria, acesse este post.

Em segundo lugar, defina sua apresentação (nominativa, figurativa, mista, tridimensional ou de posição). As marcas precisam ter uma apresentação definida.

Ou seja, se você quiser uma marca em mais de uma apresentação, é preciso um registro para cada uma delas.

Veja mais sobre apresentação de marcas neste post e no vídeo abaixo:

 

 

Anteriormente (este post foi atualizado em novembro de 2021) fizemos um post falando tudo sobre o registro de marcas. Se acaso você quiser entender o processo de registro, leia aqui.

Pois bem! Ainda que o questionamento que deu nome a este post seja simples, é extremamente relevante. Acima de tudo, é preciso que quem deseja ter sua marca entenda do que se trata.

Esperamos ter contribuído e, caso permaneça alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer lhe atender.

Até o próximo post. 🙂