Tudo sobre Registro de Marca no INPI

Registro de marcas

Hoje falaremos sobre o registro de marca no INPI. De acordo com o nosso passo-a-passo, esta é a segunda etapa, após a busca de marca, sobre a qual falamos em nosso último post.

Logo após a verificação da possibilidade de registro da sua marca, passamos à etapa de registro, em si. Não é novidade que é de extrema importância registrar sua marca. Inegavelmente não só reduzirá consideravelmente os riscos para seus negócios, como também lhe trará, dentre outras coisas, tranquilidade.

Por isso, hoje apresentaremos nosso serviço de registro de marca no INPI.

Antes de mais nada uma classificação adequada da marca é imprescindível. Se acaso você já tiver contado com nossa busca e análise de marca, essa etapa já terá sido efetuada.

 

Classificação para registro de marca no INPI

Em primeiro lugar, reunimos informações sobre o seu negocio. Com as informações em mãos, classificamos sua marca de forma adequada. Isto é: definimos atividades compatíveis com as que você deseja atuar. Paralelamente, avaliamos se você possui legitimidade para tanto.

Já fizemos um post sobre o tema. Você pode acessá-lo aqui.

Assim que definidas as atividades da marca, passamos à definição da sua apresentação.

 

Definição da forma de apresentação da marca

Em segundo lugar deve-se definir se a marca será nominativa, figurativa ou mista. Neste post você pode entender melhor sobre cada uma das apresentações. Assim, conseguirá definir a apresentação mais adequada para a sua marca.

Igualmente importante é definir se a marca será registrada em preto e branco ou em colorido. Entenda as vantagens de cada aqui e aqui.

 

Documentos para o registro de marca no INPI

Logo após classificada a marca e definida sua apresentação, reunimos os documentos necessários para o depósito. Estes variam de acordo com o titular da marca.

Conforme mencionamos de forma mais detalhada, neste post, em suma, os documentos necessários são os seguintes:

Se o titular da marca for pessoa física, os documentos que orientamos a juntar são: Declaração de Atividades; RG; CPF; Comprovante de Residência.

Em contrapartida, se o titular da marca for pessoa jurídica, orientamos a juntar: Contrato Social (ou documento equivalente); Cartão CNPJ (pode ser emitido no site da Receita Federal); Enquadramento (para ME ou EPP). O último se presta a comprovar que você tem direito a taxa reduzida. Saiba mais aqui.

E, claro, se a marca for mista ou figurativa, é necessário juntar o logotipo. Veja aqui sobre os padrões exigidos pelo INPI.

 

GRU para pagamento da taxa de registro de marca no INPI

Como se sabe, o INPI exige o pagamento de taxas federais para o pedido de registro de marca. Após redigidos e reunidos os documentos necessários, emitimos a GRU para você. Caso você deseje emitir a GRU por conta própria, você pode ler este post.

 

 

Registro de Marcas no INPI

Imagem representando a tranquilidade de ter o registro da marca no INPI.

 

Depósito do pedido de registro de marca no INPI

Com a documentação e o comprovante de pagamento da GRU em mãos, providenciamos o depósito do seu pedido de registro.

Assim que depositado o pedido, lhe enviamos um arquivo em PDF, com toda a documentação juntada e o comprovante do protocolo. Com o protocolo é gerado um número de processo, através do qual você terá acesso ao seu processo de marca no INPI.

A partir do depósito da sua marca, o INPI tem até 12 meses para analisar seu pedido. Caso haja oposição, o prazo sobe para 18 meses.

Deste momento em diante é primordial que o processo seja constantemente acompanhado. Para isso, temos nosso serviço de Vigilância e Monitoramento, sobre o qual falaremos no próximo post.

 

Acima de tudo, é essencial que você entenda a importância de ter sua marca registrada. Neste post falamos sobre os riscos de utilizar uma marca sem o devido registro. Com toda certeza seus negócios podem ser muito prejudicados.

Pois bem! Esperamos que você tenha compreendido que o registro de marca no INPI atribui maior segurança e estabilidade aos seus negócios.

Se acaso você quiser ter mais tranquilidade e confiança, contrate nosso serviço aqui.

Por hoje é só! Agradecemos a atenção. 🙂