Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre Marcas:

Entidades (pessoas físicas ou jurídicas) que possuem no seu objeto atividade compatível com a marca que pretende registrar. Ou pessoas físicas que atuam no mercado na qual quer a marca. Caso você não tenha atividade descrita no seu objeto social, você pode solicitar uma alteração para depois solicitar a marca na classe (mercado) que desejas.
O processo para registro de marca demorar aproximadamente 3 anos para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) analisar o processo. Sim, nós também achamos muito tempo! E, as vezes, o INPI analisa errado e temos que intervir. Ao analisar o INPI decide por deferir a marca (aceitar o registro) ou por indeferir (negar a marca). Em caso de indeferimento podemos fazer recurso informando nossas razões para o INPI rever. Porém, o pedido da marca no INPI já garante o seu direito de uso da marca e de evitar que outros que entrem depois no mercado registrem marcas idênticas, semelhantes ou afins a sua.
Não é aconselhado, mas você pode sim fazer o protocolo diretamente no INPI. Por que não é aconselhado? Porque, assim como qualquer processo, possui prazos e terceiros (outras empresas ou pessoas) podem intervir no seu processo. É importante acompanhar tudo que ocorre durante o processo, por isso a importância da 123 Marcas. A 123 Marcas assessora para que todos os documentos estejam de acordo, evitando outros custos desnecessário. E, acompanha e te mantém informado, de forma clara e simples, tudo que ocorre no seu processo. E mais, em qualquer momento você pode tirar suas dúvidas conosco.
Que bom que você se preocupa com a proteção da sua marca e fez o pedido no INPI. Parabéns. Muitas pessoas não se preocupam e tem problemas no futuro próximo por isso. O serviço de vigilância de marca informa todas as movimentações do seu processo e de processos de terceiros que sejam similares ao seu. Desta forma você não perderá nenhum prazo legal e, também, poderá evitar que outra empresa com marca igual ou similar a sua seja registrada. Sim, recomendamos esse serviço para você. Para contratar clique aqui. Como você já fez o pedido da sua marca o ideal é saber se sua marca será registrada. Como o INPI demora aproximadamente 3 anos para analisar, podemos antecipar essa resposta através de uma busca e análise das marcas que já existem. Caso você não tenha feito uma busca e análise também recomendamos esse serviço para você, é um serviço barato e que lhe dará segurança. Você pode contratar a busca e análise aqui.
Você deve usar seu logotipo conforme você solicitou o registro. Qualquer alteração, por menor que ela seja, você deve fazer um novo processo de registro. Mas por que isso? Há qualquer momento, após 5 anos do registro, alguém pode exigir que você comprove o uso da marca. Por isso deves usar a marca conforme ela foi registrada. Do contrario a marca se torna caduca (você perde a marca).
Os registros de marcas duram 10 anos. E, de 10 em 10 anos é necessário fazer a prorrogação do registro.
As guias de taxas oficiais (GRU) serão emitidas pela 123 Marcas e enviadas por e-mail para que você faça o pagamento e mantenha o comprovante de pagamento. Outra cópia do comprovante fica com a 123 Marcas para que mantenhamos todos seus dados e do processo atualizados.
Não. Você não precisa se preocupar com isso. A 123 Marcas faz tudo para você.
Não. Você só pode registrar marca compatível com as atividades que desempenhas. Imagine só, não faria sentido uma empresa que produz roupas ter uma marca para geladeira. Seria apenas uma reserva de mercado, o que não é permitido.
Sim, você pode fazer uma cessão de marca de uma empresa para outra, contanto que a empresa que receber a marca possa desempenhar a atividade da marca.
As marcas podem ser transferidas entre Pessoa Física e Jurídica mediante pagamento de uma taxa do INPI (hoje no valor de R$ 180,00 tanto para pessoa física como jurídica) e mais o serviço de um profissional para realizar o trabalho, veja quanto cobramos aqui.
Sim. E deve usar sua marca conforme ela foi registrada. A maior preocupação é quando já se passaram 5 anos da concessão da marca, nestes casos alguém pode solicitar a caducidade da marca. Se ocorrer isso é você que deve provar que está usando a marca, se não comprovar você perde a marca.
O registro com especificação de livre preenchimento é recomendado quando a especificação do produto ou serviço desejado pelo cliente não está no classificador internacional NICE. Por exemplo: se o cliente desejar registrar uma marca para food truck, ela será registrada na classe 43(classe de restaurantes em geral); porém, como não existe a especificação food truck no classificador NICE, o cliente terá duas opções: optar por uma especificação genérica, restaurante, ou pela especificação livre, food truck.
   

Perguntas frequentes sobre forma de pagamento:

Que bom que você tem interesse em nos contratar, somos rápidos, baratos e seguros. E, aceitamos praticamente todos os tipos de pagamento. Via PagSeguro, MercadoPago e PayPal, você pode optar por pagar em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito, você também pode pagar via boleto bancário ou até mesmo transferência bancária.