Classificação de Nice para Registro de Marca no INPI

A Classificação de NICE é uma classificação internacional de produtos e serviços que determina a área de atuação das marcas. Então, quando se realiza o pedido de registro marca no INPI, é necessário indicar quais produtos ou serviços a marca visa proteger. Assim, a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL, na sigla em inglês), possui uma lista de 45 classes com especificações de produtos e serviços pertencentes a cada classe. Neste sentido, o sistema de classificação é dividido entre produtos, listados nas classes 1 a 34; e serviços, listados nas classes 35 a 45.

Ainda, é importante saber que as classes e listas não são exaustivas, ou seja, não incluem todos os tipos de produtos e serviços que existem. Por isso, o INPI criou listas de apoio, que são as Listas Auxiliares de Produtos e Serviços. Além disto, o Comitê de Peritos da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promove anualmente alterações na Classificação, com vistas a oferecer a maior gama possível de itens para escolha do depositante.

As listas de Produtos e Serviços disponibilizadas nos links acima trazem as alterações da 11ª edição atualizadas em 1 de Janeiro de 2020 e foram retiradas diretamente da página do INPI.

Saiba como classificar a sua marca clicando aqui.