3 Dicas para Aumentar a Chance de Deferimento da sua Marca

sucesso registro de marca

No post de hoje falaremos sobre como aumentar a chance de deferimento da sua marca.

Antes de mais nada, sempre frisamos: Faça uma boa busca de marca antes de pedi-la. Neste post damos dicas de como você mesmo pode fazer.

Contudo, você pode ter se deparado com a informação de que a sua marca não é viável para registro. Se acaso tenhamos feito uma busca de marca, cujo resultado foi de alto risco de indeferimento, você ainda tem algumas possibilidades.

Primeiramente, verifique a razão pela qual apontamos o alto risco de indeferimento. Se acaso for em razão de outra marca que possa impedir a sua, este post é para você.

Então como posso aumentar a chance de deferimento da minha marca?

Como se sabe, as marcas precisam possuir algo que as diferencie. Não só das demais, mas também do mercado. De forma que não apenas reproduzam a atividade ou produto a que se destinem. Saiba mais sobre o tema neste post.

Desta forma, as duas primeiras dicas são neste sentido.

 

Elemento nominativo distintivo

Em primeiro lugar, para aumentar as chances de deferimento da sua marca, você pode adicionar um elemento nominativo distintivo. Por exemplo um termo inventado, seu sobrenome ou algo que não tenha necessariamente relação com a atividade pretendida.

Por certo, deve ser um elemento diferenciador. O mais distante possível da marca apontada no parecer da busca.

Igualmente, é importante verificar se o termo é comum no mercado pretendido. Para identificar, verifique se existe mais de 3 registros da expressão pretendida no INPI, para o mesmo mercado. Lembrando que estar na mesma classe não significa, necessariamente, que está no mesmo mercado. Saiba mais sobre as classes aqui.

Portanto, acrescentar um termo ao conjunto pretendido pode aumentar as chances de deferimento da sua marca.

Vamos à segunda dica.

 

Pedir a marca na forma mista com elemento figurativo distintivo

Em segundo lugar, para aumentar as chances de deferimento da sua marca, você pode pedir sua marca na forma mista. Veja mais sobre as apresentações da marcas neste post.

As marcas mistas são um tipo de registro de marca. São formadas por elementos nominativos com grafia estilizada ou por elementos nominativos e elementos figurativos.

No caso de um parecer de alto risco de indeferimento, pode ser uma boa estratégia. No entanto, é importante criar um logotipo distintivo. Ou seja, incomum ao mercado pretendido.

Neste post falamos tudo sobre marcas mistas e suas peculiaridades.

Sem dúvida, esta é uma outra forma de aumentar as chances de deferimento da sua marca.

 

Especificar de forma detalhada o mercado pretendido

Em terceiro lugar, para aumentar as chances de deferimento da sua marca, você deve atentar à sua classificação.

Como se sabe, você deve registrar uma marca para um determinado mercado. Por exemplo, uma marca de doces deve ser registrada para doces.

Você verificou que uma marca pode impedir a sua? Se afaste dela através das especificações. Só para exemplificar, usaremos o caso da marca de doces. Especifique os doces que você irá produzir. Não só por tipo, mas também por ingredientes ou procedência.

Assim, você conseguirá atribuir mais distintividade à sua marca. É mais comum haver marcas de doces em geral do que doces de gelatina, por exemplo. Ou doces sem lactose, por exemplo.  Isto pode ser útil até em eventual recurso ao indeferimento, caso necessário.

Veja como classificar sua marca neste post.

 

Dica extra! Verificar possibilidade de caducidade

Além das dicas acima, ainda existe uma outra opção: Verificar se a marca apontada como impeditiva à sua é efetivamente utilizada. Para isso, você pode pedir sua caducidade (veja como evitar a caducidade neste post).

Se acaso o titular não comprovar o uso efetivo em até 60 dias, a marca será arquivada.

Assim, não mais existirá anterioridade impeditiva. Suas chances de deferimento aumentarão.

 

Em conclusão, há formas de aumentar as chances de deferimento da sua marca. Mesmo que o parecer inicial seja de alto risco de indeferimento.

Esperamos que tenha gostado da leitura.

Até a próxima! 🙂