ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Tudo sobre Marcas Nominativas, Figurativas, Mistas e Tridimensionais

Tudo sobre Marcas Nominativas, Figurativas, Mistas e Tridimensionais

 

É importante saber que as marcas servem para distinguir produtos e serviços dos similares no mercado. Desta forma, os consumidores conseguem saber o que estão comprando e qual a qualidade dos produtos e serviços (custo e benefício).

No Brasil é possível fazer 4 tipos de registro de marca, são eles:

 

Marca Nominativa

É apenas o nome, como por exemplo:

NIKE

ADIDAS

REEBOK

Muitas pessoas também chamam de marcas fonéticas, pois o que diferencia é a fonética, não existindo nenhuma outra distintividade para diferenciar essas marcas das da concorrência.

Vantagens: possibilidade de utilizar a marca de qualquer forma sem correr risco de caducidade (saiba mais sobre caducidade aqui)

Desvantagens: não protege a identidade da marca (logo)

Quando utilizar: como essas marcas são representada apenas pela fonética, não tendo nenhuma outra forma distintiva, deve-se verificar com muita atenção se não existe nenhuma marca parecida. Saiba mais sobre como fazer uma boa busca de marca aqui.

 

Marca Figurativa

É formada apenas por um figura, como por exemplo:

Quando se solicita para registro uma marca figurativa é importante classificar a figura conforme a classificação internacional de figuras. Isto existe para que seja possível fazer uma busca de figuras e verificar se já existe.

Vantagens: protege a figura e pode ser utilizada em diversos conjuntos diferentes.

Desvantagens: protege apenas a figura.

Quando utilizar: quando se cria um símbolo ou ícone distintivo que representa o produto ou serviço para o consumidor.

 

Marca Mista

É a combinação do nome com uma identidade visual (logotipo). Vejamos os exemplos:

Note que pode ser apenas um lettering estilizado ou um lettering estilizado junto com uma figura.

Vantagens: com apenas um registro se protege o nome o a identidade visual (logotipo).

Desvantagens: você deve utilizar a marca exatamente como ela foi registrada. Tendo qualquer alteração no logotipo, por menor que seja, deve-se fazer um novo registro de marca (logotipo). Esta alteração inclui, por exemplo, uma simples troca de disposição da figura na marca.

Quando utilizar: como essas marcas possuem dois elementos distintivos (nome e logotipo) é utilizado quando já existe uma ou mais marcas parecidas com a pretendida. Nestes casos, o design (logo) deve ser bem distintivo, podendo servir como mais um elemento diferenciador em caso de confusão do consumidor.  Também é utilizado quando se deseja proteger o nome e logotipo com apenas um registro ou, quando as marcas são fracas ou genéricas (saiba mais aqui. No item marcas genéricas).

É importante se atentar também as cores. Saiba mais sobre reivindicar cores aqui.

As Marcas Mistas também devem ser classificadas quanto ao seu design, da mesma forma que as Marcas Figurativas é utilizado a classificação internacional de Viena.

 

Marca Tridimensional

São as marcas que podem ser identificadas apenas pela sua forma plástica. Ou seja, sem nenhum nome ou logotipo já se consegue identificar o produto. Vejamos os exemplos:

 

Lembrando que sempre é aconselhado a opinião de um especialista para sanar as dúvidas referente a proteção de marcas. E, caso queira saber mais sobre marcas fortes, marcas fracas, secondary meaning e diluição de marca clique aqui.

 

Você quer saber mais sobre os processos para registro de marca? Veja o Guia completo aqui. Ou nosso post com tudo sobre registro de marca, aqui.

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador. Especialista em Direito Empresarial

 

Roberto Soraire
Roberto Soraire
Olá, sou Roberto Meurer Soraire, CEO e fundador da 123 Marcas. Com mais de 20 anos de experiência na criação, registro e proteção de marcas, dedico minha carreira a ajudar empresas a protegerem seus ativos mais valiosos: suas marcas. Estudei Administração na ESPM, Direito Empresarial na FGV e Finanças no Instituto de Finanças de Nova Iorque. Desde a faculdade, quando comecei a trabalhar em um renomado escritório de propriedade intelectual, descobri minha paixão pelos desafios desse campo. Em 2016, fundei a 123 Marcas, uma empresa pioneira no Brasil em serviços de registro de marcas 100% online. Nossa missão é oferecer o melhor custo-benefício para nossos clientes, agregando valor às suas empresas com ética e profissionalismo. Graças ao trabalho de toda a nossa equipe, a 123 Marcas se tornou reconhecida como líder em satisfação do cliente, com avaliações positivas no Google, Facebook e TrustVox. Acredito na combinação de agilidade e economia com serviços premium online, sempre focando na essência do negócio de nossos clientes. Além de proteger marcas, sou um defensor da sustentabilidade e da responsabilidade social. Apoiamos eventos esportivos e projetos comunitários, refletindo nosso compromisso com a sociedade. Temas de Interesse: Aqui no blog da 123 Marcas, vou compartilhar minhas percepções sobre proteção de marcas e gestão empresarial. Abordarei estratégias para fortalecer a identidade de marca e proteger ativos intelectuais no mercado competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *