Classificação de figuras da marca para registro no INPI – Classificação de Viena

classificar figura inpi

A Classificação Internacional de Viena

Tanto as Marcas Mistas quanto as Marcas Figurativas devem ter a classificação dos elementos figurativos pela classificação internacional de Viena. Essa classificação existe para facilitar a busca por figuras similares.

 

Os elementos que devem ser classificados podem ser símbolos ou ícones da marca ou as próprias letras estilizadas de uma marca.

 

Classificação de Viena para logotipos estilizados

No caso das marcas (logotipos) que possuem apenas letras estilizadas, por ser comum esse tipo de classificação, já classificamos para você:

27.5 LETRAS QUE APRESENTEM GRAFISMO ESPECIAL*

*Nota: Inclui igualmente uma ou diversas letras ou uma série de letras
que formem uma palavra.

  

Classificação de Viena para Desenhos

Para as demais classificações, que envolvem desenhos, a classificação deve ser feita de acordo com as formas das imagens. Ou seja, por exemplo, os brinquedos constituídos de bonecas devem ser classificados como seres humanos. Caso existam duas ou mais imagens você deve classificar-las também.

 

A lógica da classificação é classificar do mais amplo para o mais específico. Ou seja, seres humanos está na categoria 2. Caso seja uma mulher você deve informar 2.3 que indica mulher.

 

Exemplos classificação de Viena

– A classificação 2.1 é para homens

– A classificação 2.5 é para crianças

 

Objetos que fazem parte de outro objeto

A representação de um objeto que faça parte de um outro objeto deve ser classificada na mesma categoria, divisão e seção que o objeto de que fizer parte. Assim sendo, a cabeça de um homem será classificada nas seção 2.1.1. Caso seja a cabeça de uma criança, deverá ser classificado na seção 2.5.1.

 

No caso em que, por exemplo, a representação de um ser humano não permita que se determina claramente se se trata de um homem ou de uma mulher, ela será classificada em ambas as divisões 2.1 e 2.3.

 

Baixe o classificador internacional de figuras (classificador de Viena) aqui. Depois de abrir o documento, utilize o recurso Ctrl + F e busque objetos e figuras que apareçam na sua marca mista ou figurativa para saber em quais seções estão.

 

Bom trabalho 🙂

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador. Especialista em Direito Empresarial