Por que Priorizar o Registro da Marca?

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No post de hoje abordaremos uma dúvida recorrente: Por que priorizar o registro da marca?

Embora a proteção de um negócio deva ser ampla, há uma escala de prioridades. Sem dúvida, o registro da marca no INPI deve estar em primeiro lugar.

Antes de mais nada, contudo, é importante fazermos uma observação. O registro de uma empresa na junta comercial protege o título do estabelecimento (ou nome fantasia). Ele não protege a marca em si. A proteção da marca se dá através do seu registro no INPI. 

Mas e o registro do domínio? Igualmente não se trata do registro da marca. Ainda que possa ajudar a proteger seus negócios, não protegerá a marca, necessariamente.

Vejamos:

 

Registro de marca no INPI X Registro do domínio na Internet

Primeiramente, para entender por que priorizar o registro de marca, é preciso entender as diferenças entre os registros mencionados acima.

Como se sabe, o registro de marca ocorre no INPI. Ele garante propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Seu registro vale 10 anos e pode ser prorrogado por igual período. Por quantas vezes o titular desejar. 

Com o fim de evitar a confusão do público consumidor, a marca deve ser distintiva. Isso porque sua finalidade é diferenciar produtos e/ou serviços. Por isso, é necessário indicar quais produtos e/ou serviços se pretende proteger através da marca.

Por outro lado, o registro de domínio na internet é regulado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI). Seu registro vale por 1 ano e pode ser prorrogado por igual período. Por quantas vezes o titular desejar. 

Não é vinculado a um ramo de atuação específico, possuindo proteção ampla e irrestrita. Não precisa ser suficientemente distintivo. Ou seja, pode ser registrado, ainda que muito semelhante a outro.

Portanto, um não dispensa o outro. Isso porque não há qualquer vinculação entre o CGI e o INPI, podendo uma pessoa ou uma empresa registrar um domínio e outra registrar a marca.

 

Por que priorizar o registro da marca?

Conforme visto, o ideal é que seja feita uma proteção ampla dos negócios. Porém, caso necessário priorizar alguma forma de proteção do seu negócio, deve-se priorizar o registro da marca. 

Não só pelas vantagens que o registro agrega, mas também em razão dos riscos de investimento em marca não registrada. Veja mais neste post

Dentre os benefícios que o registro de marca traz ao negócio, podemos mencionar:

  • Garantia do uso exclusivo em todo o Brasil;
  • Segurança de propriedade da marca;
  • Tranquilidade para investimento na marca;
  • Legitimidade para evitar que outros utilizem marca igual ou similar;
  • Propriedade para licenciar a marca, gerando renda extra;
  • Possibilidade de agregar valor aos negócios através de bem intangível.

 

Destacamos, também, alguns riscos pela ausência de registro:

  • Investir recursos em marca que não é sua, podendo perdê-la inesperadamente;
  • Receber notificação extrajudicial por uso indevido de marca;
  • Receber citação judicial por uso indevido de marca;
  • Precisar investir recursos em processos judiciais e, eventualmente, precisar pagar indenização a terceiros;
  • Precisar interromper seus negócios até que uma nova marca seja criada, dependendo de identidade visual, marketing e propaganda;
  • Perder seu público consumidor nesta transição.

 

O registro de marca se sobrepõe ao registro de domínio?

É provável que sim. Esta pode ser uma boa resposta à pergunta “Por que priorizar o registro da marca?”, inclusive. Porque a marca se sobrepõe ao domínio, via de regra.

Por exemplo. Você possui uma marca registrada (ou com uso anterior de boa-fé) e verifica que um terceiro utiliza domínio similar ou igual à sua marca. Você pode requerer a extinção do domínio. O contrário dificilmente ocorrerá. 

Assim, mesmo que o proprietário de um negócio registre domínio com o respectivo nome, tal proteção pode ser frágil. Se não houver o registro da marca no INPI, ele pode perder o domínio. 

Certamente priorizar o registro da sua marca lhe trará benefícios incontáveis.

Esperamos ter respondido à pergunta “por que priorizar o registro da marca?”.

 

Fique atento aos nossos conteúdos e até o próximo post! 🙂