O que é Degeneração de Marca?

Degeneração de uma marca

No post de hoje responderemos o que é degeneração de marca.

Anteriormente falamos sobre a diluição de marca. Veja neste post.

Assim como a diluição, a degeneração é um fenômeno muitas vezes negligenciado pelos titulares de marca, o que pode ser extremamente prejudicial aos seus negócios.

 

 

O QUE É DEGENERAÇÃO DE MARCA?

 

Em suma, a degeneração de marca é a perda de sua distintividade original.

Diferentemente da diluição, que torna a marca enfraquecida pelo vasto uso de um termo, a degeneração torna o nome da marca uma espécie de sinônimo de determinados produtos ou serviços.

Ou seja, ocorre quando a marca passa a ser associada ao nome, figura ou forma comum usada genericamente pelos consumidores e concorrentes.

Um exemplo clássico de degeneração de marca é representado pela “GILLETTE”. Originalmente associada a lâminas de barbear, a marca tornou-se genérica, sendo utilizada indistintamente para referir-se a lâminas de barbear, independentemente da marca específica.

No entanto, ressaltamos que, considerando que os concorrentes ainda não adotam o termo para identificar seus produtos, não podemos afirmar que a marca tenha degenerado completamente.

 

 

QUANDO OCORRE A DEGENERAÇÃO DE MARCA?

 

A degeneração de marca, assim como a diluição, geralmente ocorre devido à falta de proteção ativa da marca.

Quando permitimos que os concorrentes usem a marca como um termo identificador do produto ou serviço, o risco de degeneração aumenta substancialmente.

Por exemplo, ao registrar a marca “CORAÇÃO” para identificar uma bala e permitir que concorrentes adotem o termo para balas similares, há um risco significativo de que “CORAÇÃO” se torne simplesmente o nome do produto, perdendo sua função como marca distintiva.

Consequentemente, os consumidores podem passar a associar esse termo como o nome genérico daquele tipo de bala, e a marca deixa de ser um sinal distintivo, tornando-se apenas uma expressão comum utilizada pelos consumidores para identificar o produto.

Isso compromete a capacidade da marca de se destacar e diferenciar dos demais concorrentes, minando a exclusividade e a proteção legal que ela deveria proporcionar.

 

 

COMO EVITAR A DEGENERAÇÃO DE MARCA?

 

Primeiramente, esteja atento ao mercado. Se observar marcas idênticas ou similares à sua em atuação, notifique extrajudicialmente para que encerrem o uso. Faça o mesmo se verificar alguém usando sua marca registrada para identificar uma espécie de produto. Utilizar um termo registrado por terceiros, sem autorização, pode constituir crime.

O artigo 189 da LPI estabelece o que segue:

Art. 189. Comete crime contra registro de marca quem:

I – reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão; ou

II – altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado.

 

Com base no exemplo do tópico anterior, ao notificar o concorrente na primeira tentativa de uso da sua marca “CORAÇÃO” como termo genérico para o produto bala, você estará protegendo seus negócios e, possivelmente, impedindo a degeneração da sua marca.

Ademais, adote uma proteção ativa para sua marca. Por meio do acompanhamento e vigilância, cuidamos não apenas do seu processo, mas também do banco de dados do INPI. Isso evita que novas marcas sejam solicitadas sem a possibilidade de oposição. Para mais informações sobre oposição, consulte neste post.

Em resumo, mantenha uma estratégia ativa, pré-estabelecida e consistente para a proteção da sua marca.

Assim, esperamos ter esclarecido o que é degeneração de marca.

 

 

CONTE COM A 123 MARCAS

 

Fique atualizado sobre seu processo conosco. Conte com nosso serviço de Acompanhamento e Vigilância.

Nossa equipe é altamente qualificada e experiente. Além disso, dispomos de softwares desenvolvidos para essa atividade específica.

Não pode contratar? Recomendamos que faça você mesmo, aprenda como neste post.

Se acaso tiver dúvidas sobre marcas, entre em contato. Estamos aqui para ajudar.

Não deixe se acessar o nosso Blog, aqui. Temos vários conteúdos interessantes para você.

Até a próxima semana

 

Luciana Torres Possapp
OAB/RS 78078