Como Escolher a Apresentação de uma Marca?

Escolhendo a apresentação de uma marca

É comum que nos façam a seguinte pergunta: Como escolher a apresentação de uma marca?

Anteriormente já falamos sobre cada uma das apresentações, neste post.

Inclusive temos um vídeo no YouTube sobre o tema. Assista aqui.

Antes de mais nada vamos recordar o que é apresentação de marca.

 

O que é apresentação de marca?

Em primeiro lugar, para lhe ajudar a escolher a apresentação de uma marca, é importante entender do que se trata.

De acordo com o Manual de Marcas do INPI, em seu item 2.3,

No que se refere às formas gráficas de apresentação, as marcas podem ser classificadas em nominativa, figurativa, mista e tridimensional

 

Pois bem! Ao depositar uma marca, seu titular deverá decidir por sua apresentação.

 

O que é uma marca nominativa?

Conforme o Manual de Marcas do INPI,

Marca nominativa, ou verbal, é o sinal constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos, desde que esses elementos não se apresentem sob forma fantasiosa ou figurativa.

Ou seja, é quando o titular decide registrar apenas um nome.

Por exemplo: A marca nominativa Coca Cola, processo 817579052:

Marca nominativa da Coca Cola

(Imagem que exemplifica uma marca nominativa)

 

 

Como podemos ver no print acima, não há qualquer imagem no registro da marca.

Veja mais sobre marcas nominativas neste post.

 

O que é uma marca figurativa?

De acordo com o Manual de Marcas do INPI,

Marca figurativa ou emblemática é o sinal constituído por:

            • Desenho, imagem, figura e/ou símbolo;
            • Qualquer forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo isoladamente, ou acompanhado por desenho, imagem, figura ou símbolo;
            • Palavras compostas por letras de alfabetos distintos da língua vernácula, tais como hebraico, cirílico, árabe etc;
            • Ideogramas, tais como o japonês e o chinês.

 

Em contraste com a marca nominativa, é quando o titular decide registrar apenas uma figura.

Por exemplo: A marca figurativa do processo 812630769, também da THE COCA-COLA COMPANY:

Marca Figurativa Coca Cola

(Imagem que exemplifica uma marca figurativa)

Conforme a imagem acima, não há qualquer nome no registro da marca.

Veja mais sobre marcas figurativas neste post.

 

O que é uma marca mista?

Conforme o Manual de Marcas do INPI,

Marca mista, ou composta, é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.

 

Ou seja, é quando o titular decide registrar um nome e uma figura.

Por exemplo: A marca mista ALWAYS COCA-COLA, processo 817215409:

Marca Mista da Coca Cola

(Imagem que exemplifica uma marca mista)

 

Como podemos ver no print acima, há, além de um nome, uma imagem no conjunto marcário.

Veja mais sobre marcas mistas neste post.

 

O que é uma marca tridimensional?

De acordo com o Manual de Marcas do INPI,

Marca tridimensional é o sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico.

 

Isto é: É quando o titular decide registrar uma forma.

Por exemplo: A marca tridimensional do processo 200037056, também da THE COCA-COLA COMPANY:

Marca tridimensional da Coca

(Imagem que exemplifica uma marca tridimensional)

Conforme a imagem acima, a marca é formada apenas por uma forma plástica. A tradicional “garrafinha da Coca”.

 

Como escolher a apresentação de uma marca?

Pois bem! Agora você já sabe um pouco mais sobre cada apresentação.

Mas como escolher a apresentação de uma marca?

Conforme o que foi exposto, cada uma das apresentações possui uma característica. Sem dúvidas, você precisa analisar a sua marca, o seu mercado e o banco de dados do INPI.

Para isso, uma boa busca de marca é fundamental. Veja neste post se a sua marca possui distintividade.

Em segundo lugar, analise a busca e verifique as possibilidades. Via de regra será mais fácil de se obter uma marca mista do que uma marca nominativa.

Mas isso será assunto do próximo post. Não perca!

 

Por hoje é isso.

Esperamos ter lhe ajudado a decidir como escolher a apresentação de uma marca.

 

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Até a próxima semana 🙂