Por que realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro?
Antes de tudo, sempre lembramos: Uma boa busca de marca no INPI é de extrema importância para o sucesso do seu pedido de registro marca. Veja mais sobre o tema neste post.
Ocorre que a busca de marca é indicada para quem ainda não utiliza a marca no mercado. Se acaso o titular já atue com a marca no mercado, é possível que tenha feito investimentos. Seja em materiais publicitários, divulgação, marketing, etc. Neste caso, supõe-se que modificar o nome da marca não seja uma opção imediata.
Por isso, o ideal é realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro. Haverá análise, não só do banco de dados do INPI, como também da documentação de quem vai pedir a marca.
Já uso a marca há pelo menos 6 meses
Neste caso é possível que, caso alguém já tenha registrado marca igual ou similar à sua, você tenha direito ao uso anterior de boa-fé.
Quais os riscos de não realizar uma análise estratégica de marca
De acordo com o que foi dito, é possível que, caso você já tenha investido em uma marca, não queira modificar seu nome. Ao menos não de forma imediata.
O parecer apontou não ser possível registrar minha marca
E se acaso, após a análise estratégica, restar descartada a possibilidade de registro da sua marca? Calma. Podemos lhe ajudar. Primeiramente, encerre o uso da marca para evitar maiores complicações. Caso não tenha sido notificado, poderá fazer isso com tranquilidade.Em suma: Caso alguém lhe notifique, você deverá encerrar o uso imediatamente. Caso seja verificado esse risco antes da notificação, você consegue planejar os próximos passos de forma estratégica e com segurança.
Por que seguir as orientações do parecer conclusivo?
Certamente, ao procurar por um escritório especialista em registro de marcas, se busca por segurança e confiabilidade. Trabalhamos de forma transparente e cautelosa. Com isso conseguimos prever com maior segurança os riscos para sua marca.