Por que realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro?

viabilidade de registro de marca

Por que realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro? Embora não seja o ideal, é comum que utilizem marcas no mercado antes de pedirem seus registros.
Sempre que isso ocorre, orientamos que seja feita uma Análise Estratégica de Marca antes do pedido. Mas por que realizar essa análise prévia? É provável que esta seja sua dúvida. Por isso, fizemos este post, a fim de esclarecer de uma vez por todas essa questão.

 

Por que realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro?

Antes de tudo, sempre lembramos: Uma boa busca de marca no INPI é de extrema importância para o sucesso do seu pedido de registro marca. Veja mais sobre o tema neste post.

Ocorre que a busca de marca é indicada para quem ainda não utiliza a marca no mercado. Se acaso o titular já atue com a marca no mercado, é possível que tenha feito investimentos. Seja em materiais publicitários, divulgação, marketing, etc. Neste caso, supõe-se que modificar o nome da marca não seja uma opção imediata.

Por isso, o ideal é realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro. Haverá análise, não só do banco de dados do INPI, como também da documentação de quem vai pedir a marca.

 

Já uso a marca há pelo menos 6 meses

Neste caso é possível que, caso alguém já tenha registrado marca igual ou similar à sua, você tenha direito ao uso anterior de boa-fé.

No Brasil, a regra geral é de que a marca será de quem primeiro a registrar. Contudo, há uma exceção a essa regra, chamada de direito de precedência. Quer saber mais? Leia este post.
A possibilidade de uso anterior de boa-fé é uma das razões para realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro.
Outra hipótese diz respeito aos riscos de não realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro.

 

Quais os riscos de não realizar uma análise estratégica de marca

De acordo com o que foi dito, é possível que, caso você já tenha investido em uma marca, não queira modificar seu nome. Ao menos não de forma imediata.

Pois bem. Ao se fazer um pedido de marca no INPI, sua intenção é tornada pública. Ou seja, todas as pessoas terão acesso à sua marca. Inclusive titulares de marcas similares ou iguais à sua, que já estejam registradas. Com isso, há a probabilidade de que, não só se oponham à sua marca, como também lhe notifiquem para que encerre o uso imediatamente.
Com a Análise Estratégica de Marca conseguimos diminuir consideravelmente as chances do recebimento de uma Notificação Extrajudicial. Neste post falamos sobre como lidar com o recebimento de uma notificação extrajudicial.
Já pensou estar com seu negócio em andamento, estruturado, e de repente precisar encerrar as atividades? Sem dúvida isso lhe gerará danos extremos.

 

O parecer apontou não ser possível registrar minha marca

E se acaso, após a análise estratégica, restar descartada a possibilidade de registro da sua marca? Calma. Podemos lhe ajudar. Primeiramente, encerre o uso da marca para evitar maiores complicações. Caso não tenha sido notificado, poderá fazer isso com tranquilidade.Em suma: Caso alguém lhe notifique, você deverá encerrar o uso imediatamente. Caso seja verificado esse risco antes da notificação, você consegue planejar os próximos passos de forma estratégica e com segurança.

Logo após, você pode fazer uma transmigração da sua marca. Isso significa criar uma nova marca o menos distante possível da atual. Afinal, você não quer perder completamente sua identidade.
Caso você queira contar com nosso serviço de Transmigração de Marca, contrate aqui.

 

Por que seguir as orientações do parecer conclusivo?

Certamente, ao procurar por um escritório especialista em registro de marcas, se busca por segurança e confiabilidade. Trabalhamos de forma transparente e cautelosa. Com isso conseguimos prever com maior segurança os riscos para sua marca.

Desta forma, por entendermos que nossos pareceres se baseiam em conhecimento técnico e experiente, sempre orientamos segui-los. Pode ocorrer de um parecer apontar alto risco e, ao final, o titular obter sucesso no registro? Pode. Mas trabalhamos com gestão de risco, prevendo os cenários de forma prudente.
Ficou claro para você por que realizar uma análise estratégica de marca antes de pedir seu registro? Esperamos que sim!
Até o próximo post 🙂