Acompanhamento de Processo de Marca no INPI

acompanhamento de processo de marca no INPI

Nosso post desta semana terá como tema o acompanhamento de processo de marca no INPI.

Conforme consta em nosso passo-a-passo, esta é a terceira etapa para o registro de marca. Você pode ver sobre a primeira etapa no post sobre a busca de marca no INPI. Você pode ver sobre a segunda etapa no post sobre o pedido de registro de marca no INPI.

Efetuados a busca de marca e o pedido de registro, chega-se à fase de acompanhamento do seu processo de marca.

Embora muitas pessoas não saibam, após depositar o pedido de marca junto ao INPI, é indispensável seu acompanhamento. Isso porque o INPI não se comunica com os titulares dos processos. Ou seja, caso haja um despacho em seu processo para que você cumpra um prazo, você não ficará sabendo. A não ser que acompanhe o processo. Se acaso você não cumprir o prazo, o processo muito provavelmente será arquivado e você perderá todo o trabalho e dinheiro investidos.

Por exemplo, isso ocorre quando o INPI decide se vai deferir sua marca, ou não. Caso seja deferida, você possui 60 dias para providenciar a concessão da sua marca em prazo ordinário. Após, mais 30 dias em prazo extraordinário. Deixando passar o prazo, você perde a marca.

Caso seja indeferida, você tem o prazo de 60 dias para apresentar recurso ao indeferimento. Transcorrido este prazo, encerra a esfera administrativa. Neste caso, o processo é arquivado.

Veja neste post as principais razões para o indeferimento de marcas no INPI.

 

Vigilância e monitoramento de marca no INPI

Pois bem. Nosso acompanhamento de processo de marca no INPI tem o nome do título acima. Não só protegemos sua marca de forma passiva (monitoramento), como também de forma ativa (vigilância). Assim, resguardamos seu processo de forma ampla.

Certamente esta é a melhor forma de manter sua marca ativa e forte no mercado. Informaremos sempre que houver atualização no seu processo. Desta forma, você não perderá nenhum prazo legal. Ainda, lhe avisaremos se surgirem processos de terceiros que sejam similares ou iguais ao seu. Isto poderá evitar a diluição da sua marca.

Para que você entenda melhor, apresentaremos o serviço de forma detalhada.

Você também pode ver mais neste link.

 

Monitoramento de prazos no INPI

Em primeiro lugar, apresentaremos a parte passiva do serviço. Através do monitoramento, fazemos o acompanhamento de Processo de marca no INPI, efetivamente. Ou seja, semanalmente, sempre que publicada a Revista da Propriedade Industrial (RPI), verificamos o andamento do seu processo de marca.

Logo após o INPI disponibilizar a RPI, toda terça-feira, verificamos se não há algum prazo a ser cumprido. Isso evita, dentre outras coisas, que:

  • Você sofra exigências por parte do INPI, sem se manifestar. Algumas exigências precisam ser cumpridas em 5 dias.
  • Alguém se oponha ao seu processo e você perca a possibilidade de apresentar seus argumentos ao INPI.
  • Você não responda a processo administrativo de nulidade, deixando de se defender perante o INPI.
  • Seja alegada a caducidade da sua marca e você não comprove o uso. Veja mais sobre caducidade neste post.

Em todas as opções acima o INPI arquivará seu processo definitivamente.

 

Vigilância no acompanhamento de marca no INPI

Em segundo lugar, apresentaremos a parte ativa do serviço. Certamente este é um grande diferencial da 123 Marcas. Isso porque não só fazemos o acompanhamento do processo de marca no INPI, bem como vigiamos o banco de dados do INPI.

Através da vigilância, realizamos uma proteção atuante e eficiente da sua marca, lhe alertando caso surja alguma marca igual ou similar à sua. Isso pode evitar, sobretudo, a diluição da sua marca, como dito.

Isso é feito por meio de uma equipe altamente qualificada e experiente. Com competência para identificar marcas que podem prejudicar seus negócios. Além disso, dispomos de softwares desenvolvidos para essa atividade específica.

A vigilância de marca evita, dentre outras coisas, que:

  • Registrem marcas iguais ou similares à sua sem que você possa se opor;
  • Sua marca se dilua no mercado;
  • Sua marca se degenere no mercado;

Em todas as opções acima seus negócios sofrerão real prejuízo.

 

Importância do acompanhamento de processo de marca no INPI

Apesar de muitas vezes os titulares não acompanharem seus processos de forma dinâmica e efetiva, é de extrema importância que seja feito. Isso para que, além do que já falamos, não se perca tempo e dinheiro.

Como sabemos, o INPI pode levar até 18 meses para analisar um pedido de marca. Vale a pena perder o investimento em tempo e dinheiro, deixando de acompanhar o processo? Por certo que não. Igualmente, vale a pena investir anos em um negócio para deixar que sua marca seja diluída? Que sua marca seja desvalorizada? Com toda a certeza a resposta é negativa.

Por isso, é primordial o acompanhamento de marca no INPI de forma ampla. Para isso, caso você queira tranquilidade, conte com nosso serviço de Vigilância e Monitoramento.

Não quer ou não pode contratar nosso serviço? É altamente recomendado que você faça por conta própria. Saiba como neste post

Esperamos que você tenha feito um boa leitura.

Até a próxima semana 🙂