ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Benefícios em Registrar a Marca e os riscos de não obter o Registro

beneficios e riscos registro de marca

O registro da marca expedido pelo INPI é a única forma de ser dono da Marca e aproveitar as vantagens e a segurança de ter a propriedade deste bem. Neste sentido, se você quer que sua empresa cresça, é importante reduzir ao máximo os obstáculos no caminho para alcançar o sucesso.

Por isso, selecionamos algumas informações importante apontando as vantagens que se conquista com o registro e os problemas que podem surgir quando não se detêm a propriedade da marca.

 

Motivos para se requerer o registro da marca:

razões para o registro da marca

– Garantia de uso exclusivo. Ou seja, ninguém, do mesmo setor, poderá usar marca similar no Brasil;

– Só é dono de marca quem a registra;

– Os investimentos em marketing, propaganda e publicidade são percebidos pelos clientes através da marca;

– Segurança nos negócios jurídicos firmados com clientes, licenciados e franqueados;

– Fonte adicional de receita para o empreendimento, através do recebimento de royalties pelo licenciamento da marca;

– Marca possui valor mensurável;

– A mensuração do valor da marca melhora a posição cadastral do empresário perante as instituições financeiras;

– O poder da marca tem reflexos diretos em aumento no volume de vendas, ampliação da fatia de mercado e crescimento da margem de lucro do empreendimento;

– A contabilização adequada do ativo marca aumenta o patrimônio líquido da empresa.

 

Problemas pela falta do Registro da Marca:

desvantagens por falta de registro da marca

– Ser notificado pelo legítimo titular da marca;

– Ser obrigado a não usar mais a marca. Isto pode causar o fim da atividade empresária. Uma transmigração para outra marca envolve esforço e dinheiro;

– Ter que iniciar um novo processo de marketing, tendo-se por base a criação de uma nova identidade visual;

– Ficar à mercê de concorrentes mal-intencionados que poderão copiar e usar a marca sem que se possa agir eficientemente, ocasionando a deterioração da imagem do empreendimento, o desvio da clientela e a geração de prejuízos econômicos;

– Copiar marca de terceiros, mesmo que sem a intenção, pode causar a obrigação de indenização por perdas e danos;

– Ninguém começa grande. Se você não fizer o registro da marca no início das atividades talvez seja tarde quando a marca for conhecida.

 

Ainda, é importante saber que o pedido de registro no INPI não garante o registro da marca. Isso porque o pedido no INPI é o inicio de um processo que será analisado pelo órgão e não o registro em si. Por isso é altamente recomendado que se realize um estudo de possibilidade de registro da marca antes de realizar o pedido de registro da marca. Ainda, caso queira saber tudo sobre registro de marca, criamos este post aqui.

 

Postado por Roberto Meurer Soraire com informações de estudos da 123 Marcas.

 

 

 

Roberto Soraire
Roberto Soraire
Olá, sou Roberto Meurer Soraire, CEO e fundador da 123 Marcas. Com mais de 20 anos de experiência na criação, registro e proteção de marcas, dedico minha carreira a ajudar empresas a protegerem seus ativos mais valiosos: suas marcas. Estudei Administração na ESPM, Direito Empresarial na FGV e Finanças no Instituto de Finanças de Nova Iorque. Desde a faculdade, quando comecei a trabalhar em um renomado escritório de propriedade intelectual, descobri minha paixão pelos desafios desse campo. Em 2016, fundei a 123 Marcas, uma empresa pioneira no Brasil em serviços de registro de marcas 100% online. Nossa missão é oferecer o melhor custo-benefício para nossos clientes, agregando valor às suas empresas com ética e profissionalismo. Graças ao trabalho de toda a nossa equipe, a 123 Marcas se tornou reconhecida como líder em satisfação do cliente, com avaliações positivas no Google, Facebook e TrustVox. Acredito na combinação de agilidade e economia com serviços premium online, sempre focando na essência do negócio de nossos clientes. Além de proteger marcas, sou um defensor da sustentabilidade e da responsabilidade social. Apoiamos eventos esportivos e projetos comunitários, refletindo nosso compromisso com a sociedade. Temas de Interesse: Aqui no blog da 123 Marcas, vou compartilhar minhas percepções sobre proteção de marcas e gestão empresarial. Abordarei estratégias para fortalecer a identidade de marca e proteger ativos intelectuais no mercado competitivo.