Hoje vamos falar a respeito de quando você pode investir em marketing no seu negócio. Claro, do ponto de vista de proteção de marca.
É importante salientarmos que, para iniciar ou manter um negócio ativo, existe uma série de riscos. Nesse caso, estamos focando nos riscos relacionados à marca. Imagine você pedir a sua marca, sem ter feito uma boa busca de viabilidade (veja como fazer uma boa busca aqui), fazer investimentos importantes em comunicação e marketing e acabar perdendo a marca? Ainda mais, imagine receber uma notificação extrajudicial indicando que você está usando indevidamente uma marca que já está registrada? É para ajudar na gestão dos riscos do seu negócio que existem essas recomendações que abordaremos na sequência.
A partir de quando posso usar a marca?
A partir do depósito do pedido de registro, é conferido ao titular uma expectativa de direito, por isso, não é necessário aguardar a concessão do registro para passar a usar sua marca e começar a investir em marketing no seu negócio.
Entretanto, a marca será definitivamente sua quando o seu pedido for deferido/aprovado pelo INPI e feita a concessão. Na 123 Marcas temos mais de 99% de êxito em registros de marcas, quando nossos clientes seguem todas as nossas orientações, dessa forma, proporcionamos mais segurança para seu negócio.
O que orienta a Wipo, órgão internacional de registro de marcas?
A recomendação da WIPO (veja aqui o site deles) é que você invista de de forma significativa na marca, após a marca ser concedida. Por isso, mais especificamente, é importante aguardar os 180 dias após a concessão da marca, quando termina o prazo de nulidade através do qual terceiros podem tentar anular, ainda, a sua marca.
Por outro lado, nós da 123 Marcas, mantemos os nossos projetos em segredo até solicitar novas marcas. Após realizarmos uma busca e sendo viável, solicitamos e já começamos a utilizar a marca.
Espero ter ajudado 🙂
Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin
Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.