ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

A partir de quando posso investir em marketing no meu negócio?

A partir de quando posso investir em marketing no meu negócio?

Hoje vamos falar a respeito de quando você pode investir em marketing no seu negócio. Claro, do ponto de vista de proteção de marca.

É importante salientarmos que, para iniciar ou manter um negócio ativo, existe uma série de riscos. Nesse caso, estamos focando nos riscos relacionados à marca. Imagine você pedir a sua marca, sem ter feito uma boa busca de viabilidade (veja como fazer uma boa busca aqui), fazer investimentos importantes em comunicação e marketing e acabar perdendo a marca? Ainda mais, imagine receber uma notificação extrajudicial indicando que você está usando indevidamente uma marca que já está registrada? É para ajudar na gestão dos riscos do seu negócio que existem essas recomendações que abordaremos na sequência.

 

 

A partir de quando posso usar a marca?

A partir do depósito do pedido de registro, é conferido ao titular uma expectativa de direito, por isso, não é necessário aguardar a concessão do registro para passar a usar sua marca e começar a investir em marketing no seu negócio. 

Entretanto, a marca será definitivamente sua quando o seu pedido for deferido/aprovado pelo INPI e feita a concessão. Na 123 Marcas temos mais de 99% de êxito em registros de marcas, quando nossos clientes seguem todas as nossas orientações, dessa forma, proporcionamos mais segurança para seu negócio.

O que orienta a Wipo, órgão internacional de registro de marcas?

A recomendação da WIPO (veja aqui o site deles) é que você invista de de forma significativa na marca, após a marca ser concedida. Por isso, mais especificamente, é importante aguardar os 180 dias após a concessão da marca, quando termina o prazo de nulidade através do qual terceiros podem tentar anular, ainda, a sua marca.

Por outro lado, nós da 123 Marcas, mantemos os nossos projetos em segredo até solicitar novas marcas. Após realizarmos uma busca e sendo viável, solicitamos e já começamos a utilizar a marca.

Espero ter ajudado 🙂

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Maria Eduarda
Maria Eduarda
Formada em Administração e mestranda em administração com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *