ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Uma Marca Mista Pode Ser Deferida Mais Fácil pelo INPI?

O INPI defere mais fácil uma marca mista

Uma marca mista pode ser deferida mais fácil pelo INPI? Hoje esclareceremos esta dúvida.

No post anterior ensinamos como escolher a apresentação de uma marca. Leia aqui.

Hoje explicaremos quando pode ser estratégico escolher a apresentação mista.

Antes de tudo, vamos relembrar rapidamente o que é uma marca mista.

 

COMO É A APRESENTAÇÃO DE UMA MARCA NA FORMA MISTA?

De acordo com o que falamos no último post, segundo o Manual de Marcas do INPI,

Marca mista, ou composta, é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.

 

Isto é: Uma marca mista possui nome e figura.

Pois bem! Significa que a marca terá mais de um elemento, portanto.

Desta forma, possuindo mais de um elemento a marca terá mais distintividade. Via de regra, é claro.

 

POR QUE UMA MARCA PRECISA TER DISTINTIVIDADE?

Conforme o item 5.9, do Manual de Marcas do INPI,

O conjunto marcário é formado pela combinação de elementos nominativos, figurativos ou tridimensionais, sujeitos a diversos níveis de integração, destinando-se a identificar produtos ou serviços, com variável grau de eficácia distintiva e capaz de gerar uma impressão imediata junto ao público-alvo. A impressão de conjunto corresponde à percepção originada pela combinação de todos os seus elementos. (grifo nosso)

 

Além disso, no item 5.9.1 consta o seguinte,

O princípio da distintividade é, por excelência, condição fundamental e função da marca enquanto signo diferenciador de produtos e serviços. Sua apreciação leva em conta a capacidade distintiva do conjunto em exame, inibindo a apropriação a título exclusivo de sinais genéricos, necessários, de uso comum ou carentes de distintividade em virtude da sua própria constituição. (grifo nosso)

 

Portanto, o público deve identificar de forma imediata. Deve entender que aquele símbolo “pertence” àquela marca.

Por isso é tão importante a distintividade de uma marca. Se acaso todas fossem iguais, não precisaríamos mais de marcas.

Mas como verificar se a minha marca é distintiva? Em primeiro lugar, fazendo uma boa busca de marca. Saiba mais neste post.

Além disso, leia este post.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DE MARCA PARA O INPI?

Conforme o Manual de Marcas, em seu item 4.1,

Os acertos efetuados na etapa de exame formal, principalmente no que diz respeito ao elemento nominativo e apresentação da marca, contribuem para um banco de dados consistente, que oferece mais confiabilidade às buscas de anterioridade efetuadas no portal do INPI ou efetuadas durante o exame de mérito.

 

Ou seja: Não só o “nome da marca” é importante para a confiabilidade do banco de dados. A apresentação de uma marca contribui diretamente, também.

Por isso, escolha com consciência e de forma estratégica. Independentemente da apresentação que você escolher.

Assim você terá mais segurança para a proteção dos seus negócios.

 

UMA MARCA MISTA PODE SER DEFERIDA MAIS FÁCIL PELO INPI?

Via de regra, sim.

Como dissemos anteriormente: Uma marca mista possui mais de um elemento. No mínimo terá uma palavra e um elemento figurativo.

Desta forma, o examinador do INPI terá que analisar o conjunto. Ou seja, a combinação dos elementos nominativos e figurativos.

Nesse sentido lecionou o autor João da Gama Cerqueira, na obra Tratado de Propriedade Industrial – Vol. 2, página 919: 

As marcas não devem ser confrontadas e comparadas, mas apreciadas sucessivamente, a fim de se verificar se a impressão causada por uma recorda a impressão deixada pela outra.

(…)

Finalmente deve-se decidir pela impressão de conjunto das marcas e não pelos detalhes. (grifo nosso)

 

Por isso, em princípio, o INPI deferirá mais fácil uma marca mista.

Entretanto, não basta que a marca seja mista. Ela precisa ter distintividade.

 

EXEMPLOS DE MARCAS MISTAS DISTINTIVAS

No item 5.9.9 do Manual de Marcas do INPI encontramos os exemplos abaixo:

Marcas distintivas, segundo o INPI

Exemplos de marcas com distintividade retirados do Manual de Marcas do INPI

 

Pois bem! O INPI entende que as marcas possuem distintividade. Ou seja: Embora os nomes sejam comuns ao mercado pretendido, possuem uma figura distintiva.

Por exemplo: Os termos “cacau” e “cocoa” são descritivos para o mercado de doces. Porém, considerando os elementos figurativos em destaque, há distintividade.

O consumidor identifica primeiro as imagens. Apenas em um segundo momento percebe o nome da marca.

O mesmo ocorre com os demais exemplos.

 

EXEMPLOS DE MARCAS MISTAS SEM DISTINTIVIDADE

Por outro lado, nos exemplos abaixo ocorre o contrário.

Exemplos de marcas do INPI

Exemplos de marcas sem distintividade retirados do Manual de Marcas do INPI

Em contrapartida, nestes casos O INPI entende que as marcas não possuem distintividade.

As marcas possuem um nome comum ao mercado pretendido. Além disso, não apresentam uma figura distintiva.

 

É MAIS FÁCIL O INPI DEFERIR UMA MARCA MISTA DO QUE UMA MARCA NOMINATIVA?

Em princípio, sim.

Por exemplo: Se você pedir a marca nominativa “Cacau”, para doces, provavelmente será indeferida. Por ausência de distintividade.

Contudo, como visto, o INPI pode deferir  a marca “Cacau”. Desde que possua elementos distintivos.

Em outras palavras, quanto mais elementos distintivos, mais fácil será conseguir sua marca.

Em conclusão: Via de regra o INPI deferirá mais fácil uma marca mista.

Isso quer dizer que o INPI não irá deferir marcas nominativas? Não! Elas só precisarão ter suficiente distintividade.

Se acaso você estiver em dúvida sobre a sua marca, entre em contato conosco!

 

Por hoje é isso.

 

Quer tomar conhecimento, sempre que houver alguma atualização no seu processo? Conte com nosso serviço de Acompanhamento e Vigilância.

Nossa equipe é altamente qualificada e experiente. Além disso, dispomos de softwares desenvolvidos para essa atividade específica.

Não quer ou não pode contratar nosso serviço? É extremamente recomendado que você faça por conta própria. Saiba como neste post.

 

Se acaso tiver qualquer dúvida sobre marcas, entre em contato conosco através deste link. Será um prazer lhe atender.

Não deixe se acessar o nosso Blog, aqui. Há vários conteúdos interessantes para você.

Até a próxima semana 🙂

TI 123 Marcas
TI 123 Marcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *