ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Marca Figurativa – tudo sobre esse tipo de registro de marca

Marca Figurativa INPI

 

Marca figurativa: é o registro de marca no INPI representada por um símbolo ou figuras estilizadas, servindo para diferenciar produtos e/ou serviços. Devem ser classificadas pela classificação internacional de Viena.

Vejamos alguns exemplos:

 

Marca figurativa

 

Normalmente animais ou frutas não teriam como ser registrados. Porém, é possível quando revestidos de criação humana formando um elemento estilizado próprio e diferente. Assim, o mesmo ocorre com as letras, como o exemplo da letra “C” representado na marca figurativa no canto superior direito da imagem.

Por isso, quando se solicita este registro no INPI é importante classificar a figura conforme a classificação internacional de figuras. Isto existe para que seja possível fazer uma busca de figuras e verificar se já existem marcas parecidas. A lógica da classificação é classificar do mais amplo para o mais específico. Ou seja, por exemplo, os seres humanos está na categoria 2. Porém, caso seja uma mulher você deve informar 2.3 que indica mulher. No caso, o número 2 representando humanos e o número 3 mulher. Veja detalhes de como classificar uma figura aqui.

A vantagem deste tipo de registro é que protege especificamente a figura e pode ser utilizada em diversos conjuntos diferentes, o que o registro da marca mista não permite. E a desvantagem é que protege apenas a figura. Porém, muitas vezes, a figura pode ser tudo para uma marca.

Ou seja, é recomendado utilizar o registro de marca figurativa quando se cria um símbolo ou ícone distintivo que representa um produto ou serviço para o consumidor. Quer assessoria para fazer o registro da sua marca? Contrate aqui.

 

O que pode ser registrado como Marca Figurativa?

Pode ser registrado como Marca Figurativa os Símbolos, desenhos, figuras ou letras estilizadas. Porém, desde que não seja algum símbolo oficial ou registrado por outra pessoa.

 

Como faço para registrar uma letra ou um número?

A resposta é simples, a única forma é através do registro da marca figurativa. Para isso a letra ou número deve ter uma forma estilizada. Ou seja, não pode ser registrado numa fonte comum, como demonstrado no exemplo da letra “C”. 

Caso queira saber mais sobre os outros tipos de registros de marca, Veja aqui nosso post que mostra as diferenças nestes tipos de marcas.

 

Roberto Meurer Soraire

Administrador especialista em direito empresarial

 

Roberto Soraire
Roberto Soraire
Olá, sou Roberto Meurer Soraire, CEO e fundador da 123 Marcas. Com mais de 20 anos de experiência na criação, registro e proteção de marcas, dedico minha carreira a ajudar empresas a protegerem seus ativos mais valiosos: suas marcas. Estudei Administração na ESPM, Direito Empresarial na FGV e Finanças no Instituto de Finanças de Nova Iorque. Desde a faculdade, quando comecei a trabalhar em um renomado escritório de propriedade intelectual, descobri minha paixão pelos desafios desse campo. Em 2016, fundei a 123 Marcas, uma empresa pioneira no Brasil em serviços de registro de marcas 100% online. Nossa missão é oferecer o melhor custo-benefício para nossos clientes, agregando valor às suas empresas com ética e profissionalismo. Graças ao trabalho de toda a nossa equipe, a 123 Marcas se tornou reconhecida como líder em satisfação do cliente, com avaliações positivas no Google, Facebook e TrustVox. Acredito na combinação de agilidade e economia com serviços premium online, sempre focando na essência do negócio de nossos clientes. Além de proteger marcas, sou um defensor da sustentabilidade e da responsabilidade social. Apoiamos eventos esportivos e projetos comunitários, refletindo nosso compromisso com a sociedade. Temas de Interesse: Aqui no blog da 123 Marcas, vou compartilhar minhas percepções sobre proteção de marcas e gestão empresarial. Abordarei estratégias para fortalecer a identidade de marca e proteger ativos intelectuais no mercado competitivo.