Passo a passo como monitorar o processo de marca no INPI

Monitoramento de marca - Vigilancia

Monitorar marca no INPI é importante? Neste post falaremos sobre as publicações do seu processo de marca na Revista da Propriedade Industrial, PDF emitido pelo INPI. Assim, este é o único meio que o INPI se comunica com interessados nos processos de Registro de Marcas. Ou seja, não se comunica com os solicitantes de marcas, nem por e-mail ou telefone.

Se você já fez o pedido de registro da sua marca no INPI, é importante acompanhar o seu processo. Assim, é possível monitorar os prazos e verificar se marca igual ou parecida com a sua surge no mercado. Esta segunda possibilidade serve para vigiar outras marcas, porém não falaremos neste post, para saber mais clique aqui.

Monitorar marca é importante para não perder prazos no INPI. Pois, possivelmente um prazo perdido seja a perda da marca. Isso ocorre porque o INPI entende que você não tem interesse em renovar a marca, por exemplo.

 

Monitoramento de Marca passo a passo pelo PUSH

O PUSH é a ferramenta disponibilizada pelo INPI para informar quando há publicação na RPI, permitindo ter informações dos processos de marca. Para isto, é preciso estar logado no site do INPI.

1º- Faça seu login no site do INPI, atalho para o link aqui. Se você não sabe seu usuário ou senha e é cliente da 123 Marcas, solicite seu login e senha em [email protected] que lhe enviamos por e-mail.

 

 

2º- Clique em pesquisa básica

 

 

3º- Coloque o número do seu processo no campo indicado e clique em pesquisar

 

 

4º- Clique em cima do número do processo para abrir as informações

 

 

5º- Ative o checkBox (quadradinho) para passar a receber informações sobre o seu processo e em seguida clique em “OK”.

 

 

 

 

6º- Toda a semana recomendamos que você entre em “Meus Pedidos” para ver se houveram movimentações no seu processo e em “Meus Pedidos da Semana” você pode acompanhar despachos referentes ao seu processo naquela semana específica.

 

 

7º- Recomendamos que você altere sua senha.

 

 

Algumas publicações do INPI na RPI podem demorar para ocorrer. Isto porque mesmo que alguém solicite algo no dia de hoje, provavelmente ainda não estará publico na próxima RPI.

A ferramenta PUSH não lhe avisará se outra pessoa solicitar marca igual ou similar a sua. Para isso aprenda a fazer a vigilância da sua marca clicando aqui. Ou contrate aqui o nosso serviço que inclui o monitoramento e a vigilância de marcas no INPI.

 

Você quer saber mais sobre os processos para registro de marca? Veja as etapas do registro aqui ou o fluxograma completo aqui.

 

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Acadêmica em Administração

Roberto Soraire

Administrador especialista em direito empresarial