ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Como a vigilância pode trazer lucros para a sua empresa?

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Para entender como a vigilância pode trazer lucros para sua empresa, primeiro precisamos deixar bem explicados alguns pontos. Primeiro, o que é vigilância. Depois, como é realizada pela 123 Marcas a vigilância, e, por fim, de que forma ela pode apresentar oportunidades para a sua empresa.

Para que você faça a vigilância de uma marca é preciso que você tenha uma pedida ou registrada junto ao INPI. Antes disso, indicamos como realizar uma boa busca de marca, você pode ver como fazer uma busca clicando aqui. E, após isso, você pode encaminhar o pedido de registro; ensinamos aqui. Por último, indicamos como realizar o acompanhamento e vigilância até a análise do INPI e após essa análise também, neste post aqui. Veja sobre como funciona o processo de registro de marca neste link.

 

O que é vigilância?

Focando nos objetivos deste post, vamos seguir para a explicação sobre a vigilância. Este serviço é um grande diferencial da 123 Marcas. Isso porque não só fazemos o acompanhamento do processo de marca no INPI, bem como vigiamos, semanalmente sua marca. Por meio da vigilância, realizamos uma proteção atuante e eficiente da sua marca, alertando-o caso surja alguma marca igual ou similar à sua. Isso pode evitar, sobretudo, a diluição da sua marca, como dito.

Veja aqui tudo sobre o Acompanhamento de Processo de Marca no INPI.

 

Como a 123 Marcas faz a vigilância?

A vigilância é feita pela 123 Marcas por meio de uma equipe altamente, qualificada e experiente, competente para identificar marcas que podem prejudicar seus negócios. Essas marcas identificadas podem prejudicar os seus negócios e impactar diretamente no faturamento da sua empresa, caso a marca confunda os consumidores. Por outro lado, essas marcas identificadas podem representar uma oportunidade de negócio e lucro para o seu negócio, a qual será detalhada na próxima seção.

Para realizar a vigilância dispomos de softwares desenvolvidos para essa atividade específica. A vigilância de marca evita, dentre outras coisas, que:

Registrem marcas iguais ou similares à sua sem que você possa se opor;
Sua marca se dilua no mercado;
Sua marca se degenere no mercado;
Em todas as opções acima seus negócios sofrerão real prejuízo.

 

Como a vigilância pode trazer lucros para a sua empresa?

A vigilância pode trazer lucros para uma empresa que deseja manter a marca ativa e lucrar com quem usa marcas iguais ou similares. Por outro lado, a vigilância também pode gerar lucros para uma empresa que está fechando e não tem mais a pretensão de utilizar a marca que possui registrada. Portanto, vamos apresentar na sequência as possibilidades para os dois cenários. No caso de:

Muitas empresas usando marcas iguais ou similares à sua:

Nesse caso, se você tem a marca registrada e já passaram os 180 dias que terceiros podem pedir a nulidade da sua marca, você pode agir mercadologicamente de forma mais agressiva. Ou seja, ao verificar uma marca colidente, você pode contratar o nosso serviço de notificação extrajudicial e indicar que deseja que ao final dessa notificação sejam oferecidas duas opções para os terceiros: pararem de usar a marca ou pagarem um valor para você, via contratado de licenciamento aqui. E caso queira contratar o serviço, clique aqui.

Assim, a empresa terceira, para continuar usando a marca, terá que pagar valores para que você permita que ela utilize a sua marca em parte ou totalmente. Ou essa empresa poderá optar por deixar de usar a marca. Por outro lado, se a empresa terceira continuar usando a marca e/ou não responder você é possível entrar com uma ação judicial por uso indevido de marca, inclusive, cobrando indenização pelo uso indevido da sua marca. Temos soluções que podem ajudar nesse sentido, fale com um de nossos consultores aqui.

 

Não uso mais a minha marca registrada:

Esse outro cenário abre uma excelente oportunidade de encerrar o uso da sua marca, empresa, ou negócio a partir de um retorno lucrativo, com a venda da marca. Ou seja, faz sentido você manter o serviço de acompanhamento e vigilância até que identifique uma empresa disposta a comprar a sua marca. Assim, a estratégia seria notificar extrajudicialmente empresas que usarem marcas iguais ou semelhantes à sua, apresentando a possibilidade de comprar a marca ao final, ao invés de ter que deixar de usar a marca.

Ao ter o aceite de uma empresa, nós conseguimos ajudar com um contrato de compra e venda de marca. O contrato estabelecerá quanto aos pagamentos e prazos para que a compra e venda ocorra (fale com um de nossos consulores para mais informações). E, além disso, podemos contribuir com a etapa de transferência de titularidade da marca, veja aqui como funciona o serviço.

Espero ter ajudado 🙂

 

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Maria Eduarda
Maria Eduarda
Formada em Administração e mestranda em administração com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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