Registro de Marca e Anúncios na Internet

O registro de marcas e o impacto dos anúncios

Nesta semana falaremos sobre o registro de marca e anúncios na Internet.

Faremos uma pausa em nossos posts sobre os principais passos do registro de uma marca no INPI. Mas na próxima semana retornaremos!

O aumento de investimento te fez olhar para o marketing digital da sua empresa: mas, e agora? Como o registro de marca te resguarda nesse sentido? Quais são seus direitos, e deveres, como detentor de uma marca? Nesse artigo responderemos a essas perguntas.

 

Registro e proteção de marca no marketing digital

Os benefícios do registro de marca são inúmeros e, mais do que um dever, o registro deve ser visto como um direito, já que ele garante que você aproveite todos os benefícios e seja resguardado com todos os direitos que são vigentes para os proprietários de uma marca. Inclusive, esses benefícios se estendem às campanhas publicitárias que são realizadas nos principais buscadores da internet.

Pensando nisso, iremos apresentar duas questões que permeiam a propriedade de marca quando pensamos em marketing digital, além de apresentarmos links práticos e evidências sobre como se proteger a partir do registro de marca.

 

Formulário de Trademark com base no registro de marca

O primeiro passo ao iniciar a sua jornada pelo marketing digital é preencher o formulário de trademark do Google.

O Google é a plataforma de busca mais utilizada no mundo. Segundo dados do site de análise de tráfego StatCounter, mais de 90% das buscas são realizadas através do Google. É por isso que nosso foco será nesta plataforma.

Voltando ao formulário de trademark, é através dele que o Google se compromete em averiguar para que anúncios não sejam colocados na plataforma com o termo da sua marca no título ou na descrição. Para garantir esse direito, você terá que enviar o comprovante do registro da sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Esse é o primeiro passo para a proteção de marca, mas não é o único. Se você precisar de um passo a passo de como preencher o formulário, acesse o passo a passo.

 

A compra dos termos que ativa o anúncios

Com o formulário preenchido você terá que lidar com a segunda questão, que é a compra de termos institucionais para ativar as campanhas, através de leilão do Google Ads.

Se você iniciou uma campanha na plataforma, deve ter reparado que o valor que você irá pagar pela campanha é medido pelo Custo por Clique. Cada palavra que você deseja comprar tem um valor e, cada vez que uma pessoa clica no anúncio do seu site através da busca por determinada palavra, você paga um valor que é estabelecido pela plataforma.

O que faz uma palavra-chave ser mais barata ou mais cara é a concorrência em cima da compra dela. Ou seja, uma palavra que ninguém quer custa mais barato, enquanto uma palavra muito disputada terá um custo maior. Mas e a palavra que corresponde ao nome registrado da minha marca? Essa não deveria te custar, já que ela é uma propriedade sua.

 

Proteção de marca no marketing digital

Ao buscar pelo nome da sua marca, o seu cliente deve encontrar o seu site realizando um anúncio e somente o seu domínio pagando para ser resultado da busca. Porém, concorrentes, parceiros, afiliados, sem contar fraudadores com sites fakes, acabam realizando anúncios que pagam pelos termos da sua marca para roubar o clique do seu melhor cliente, aquele que está interessado no seu produto ou serviço.

Hoje, no Brasil, há jurisprudência no assunto, já que a Quarta Turma do Supremo Tribunal de Justiça “reconheceu concorrência desleal na conduta de uma empresa anunciante na internet que utilizou a marca registrada de concorrente como palavra-chave no sistema de links patrocinados do Google, como forma de obter resultados privilegiados nas buscas e direcionar clientes para os seus serviços.”

Para assegurar a sua marca nesse sentido, você precisa contar com um monitoramento estratégico, feito por tecnologia voltada para esse fim, que não possui interferência de padrões do algoritmo e que varia em horário, localidade e tipos de dispositivos. Além disso, é necessário juntar evidências para contatar as empresas.

Para isso, no Brasil temos uma empresa que é pioneira no assunto e que vem se destacando no ramo da proteção de marca. A BrandMonitor possui cases de sucesso com empresas como AMARO, Tray, InstaCarro e o Grupo Savegnago, e é hoje a plataforma mais completa quando o assunto é proteção de marcas no meio digital.

Além de identificar e diferenciar os anúncios, salvando evidências e emitindo relatórios diariamente, a BrandMonitor realiza um trabalho de mediação e regulação. Isso quer dizer que, ao identificar um anúncio em cima do termo da sua marca registrada, a BrandMonitor pede a sua autorização para entrar em contato com a empresa responsável pelo anúncio e pede a negativação da sua palavra-chave. Dessa forma, esse agressor realiza uma configuração para que nenhum anúncio compre o seu termo, fazendo com que o valor pela sua palavra-chave diminua e que o Google entregue apenas o seu site para quem busca pela sua marca.

 

Por que realizar a negativação?

O Supremo Tribunal de Justiça vem tendo uma posição cada vez mais consolidada sobre o uso dos links patrocinados, mesmo que a questão ainda precise ser estruturada, mas esse não é o único motivo que deve te levar a realizar a negativação das palavras-chave.

Os especialistas em marketing digital caracterizam essa ação como uma prática que possui baixo retorno financeiro, além de ser uma questão ruim para a imagem da marca. Comprar os termos dos concorrentes custa caro e pode causar uma má impressão no consumidor. Ou seja, não compensa.

Por isso, esse trabalho de mediação da BrandMonitor é tão importante e também auxilia que as empresas cuidem para que elas não comprem os termos de seus concorrentes. Afinal, essa estratégia não compensa e faz parte dos direitos e deveres dos proprietários de marca.

 

Mais sobre o assunto:

Agora você já sabe questões importantes sobre o registro de marca e anúncios na Internet!

Se você deseja saber mais sobre essa concorrência desleal no marketing digital, leia este artigo. Além disso, você pode entrar em contato com a BrandMonitor, falar que viu esse artigo e receber um diagnóstico estratégico de forma gratuita.

 

 

Pois bem. Por hoje é isso!

Esperamos ter sobre o registro de marca e anúncios na Internet.

 

Se acaso tiver qualquer dúvida sobre marcas, entre em contato conosco através deste link. Será um prazer lhe atender.

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Até a próxima semana 🙂