Marcas que Viram Sinônimos de Produtos

registro de marca degenera

No post de hoje falaremos sobre marcas que viram sinônimos de produtos. É provável que você chame alguns produtos por nomes que já foram marcas registradas. Contudo, por falta de proteção ativa, se degeneraram no mercado.

Anteriormente já falamos sobre degeneração de marcas, como você pode ver aqui.

Mesmo que uma marca seja grande, de titularidade de uma empresa conhecida, ela pode se degenerar.

Se acaso o titular não estiver vigilante, os riscos podem ser altos.

Vejamos o caso a seguir.

 

A degeneração da marca Tênis

De fato, este é o caso mais popular de marcas que viram sinônimos de produtos. Neste caso específico, ainda, houve sua degeneração.

O termo acima se tratava de uma marca forte. De titularidade da empresa São Paulo Alpargatas S/A, para identificar “pisantes de lona”.

Ocorre que a expressão passou a ser utilizada como sinônimo de “pisantes de lona”. Assim, em um determinado momento a marca já não tinha força de marca e se tratava apenas do sinônimo de um calçado. Atualmente não existe mais.

Do mesmo modo, o termo “Macacão” já foi uma marca para identificar uma espécie de roupa inteira. Porém passou a ser utilizada como sinônimo do referido tipo de vestuário. Igualmente não existe mais.

Da mesma forma, as marcas Gillette e Xerox teriam se degenerado, não fosse uma forte atuação das empresas.

Por exemplo, ainda, podemos citar as marcas Fórmica, Isopor e Rimmel. Todas se tornaram sinônimos dos produtos que identificam.

E por que devemos nos preocupar com isso? Para proteger sua marca. Não só pode haver sua degeneração, mas também seu enfraquecimento, caso não se degenere. Isso pode lhe trazer grandes prejuízos.

 

Como evitar que a minha marca vire sinônimo de produto

A fim de evitar que marcas virem sinônimos de produtos, é necessário uma proteção ativa. O titular da marca deve estar sempre alerta. Deve ficar atento, não só ao banco de dados do INPI, mas ao mercado.

Como se sabe, há a proteção ativa no INPI. Esta consiste em estar atento ao que ocorre com o seu processo. Além disso, vigiar o banco de dados do INPI. Ver quais marcas estão sendo pedidas por terceiros. Caso queira contar com um serviço profissional, contrate nosso Acompanhamento e Vigilância aqui.

Igualmente, é preciso que se esteja atento ao mercado. Ao comportamento da concorrência e do público consumidor. Fazer o possível para evitar que a marca se degenere.

Nesse sentido, investir em estratégias consistentes de marketing pode ser fundamental. Fortalecer a marca e seu reconhecimento.

Por outro lado, nunca “tornar a sua marca um verbo”. Por exemplo, há quem se refira a “tirar uma cópia” como “xerocar”. Isso é péssimo para a marca Xerox. A utilização ordinária de uma expressão registrada como marca pode degenerá-la.

Ainda, se referir aos produtos das demais marcas pelo nome técnico. Só para exemplificar, significa que o titular da marca Chiclets deve se referir aos produtos similares do mercado como “goma de mascar”. Jamais chamar outra goma de mascar, de outra marca, de Chiclets.

Em resumo, atenção e cuidado são as palavras-chave. Tornar sua marca única a fortalece e beneficia seus negócios.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima semana 🙂