Estão me Copiando. E agora?

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Estão me copiando. E agora? Se acaso você estiver se fazendo essa pergunta, este post é para você.

Inesperadamente você verificou que alguém está utilizando sua propriedade intelectual.

Você desenvolveu algo e notou que algum concorrente lhe imitou.

O que fazer?

Hoje falaremos sobre este tema. Quer saber mais? Segue a leitura!

 

 

Será mesmo que estão me copiando?

Antes de mais nada é importante entendermos o contexto dos acontecimentos. Se de fato há uma cópia ou uma imitação do que você desenvolveu.

Por exemplo, a promoção de eventos, alguns modelos de gestão, de atendimento e de apresentação são comuns ao mercado. Em diversas áreas. Desta forma, não se trata de cópia, mas de uso comum do mercado.

Mas como saber se criei algo novo? Algo que não é comum.

Basicamente você deve verificar se não é algo ordinariamente utilizado. Se o que você criou, efetivamente, é uma criação. Se é algo que altera substancialmente o que já existe. Ou seja, inédito no mercado.

A menos que seja algo comum, é provável que estejam lhe copiando.

Abaixo, vamos apresentar dois dos principais alvos de cópias pela concorrência.

Estão copiando meus textos. E agora?

Com o fim de poupar tempo, é comum que alguns profissionais copiem textos de outros. Isso sem que seja autorizado ou que seja dado o devido crédito ao autor do mesmo.

Pois bem! Inicialmente é  preciso saber como identificar a cópia. Em princípio, textos similares configuram uma obra nova. Assim como as traduções de uma obra para outro idioma. Ou seja, nestes casos não há uma cópia.

Mas atenção! Isso não quer dizer que você pode traduzir obras e comercializá-las sem autorização. Apenas que a tradução se trata de um novo direito autoral.

Retomando, o que queremos esclarecer é que: A apresentação de um texto similar ao se não significa, necessariamente, que seu concorrente esteja lhe copiando.

Entretanto, se você identificar outros elementos semelhantes, pode haver a configuração de concorrência desleal e você deve tomar as devidas providências.

Estão copiando meu Trade Dress (roupagem da marca). E agora?

Primeiramente é necessário que você entenda o que é trade dress (roupagem da marca).

Só para exemplificar, imagine acordar dentro de uma loja do McDonald’s. É provável que você se dará conta de onde está, imediatamente. Não é necessário que você leia em nenhum lugar os nome da marca para saber que você está dentro de uma das franquias.

Isto é a roupagem da marca. Ou seja, através de um trabalho bem desenvolvido pela marca, conseguimos identificar “de cara” que aquele anúncio, local, etc pertencem àquela marca. É um enorme trabalho desenvolvido por uma empresa.

Sem dúvida, se você identificar que estão copiando a roupagem da sua marca, você deve tomar providências.

Como me proteger? Inove e proteja sua criação!

Inicialmente, você deve inovar. Criar algo novo e incomum ao seu mercado de atuação. A primeira etapa é criar um nome bonito e adequado.

Por certo, não crie nomes comuns ou genéricos às atividades pretendidas. Eles não se prestação a proteger sua marca com segurança.

Inegavelmente, para criar marcas fortes, é necessário fugir do comum e criar coisas inéditas. “Fora da caixa”. Tendo isso mente, seus projetos e identidade passam a serem “roupados” com personalidade. E isso pode ser só seu.

Veja como atribuir distintividade à sua marca aqui. E, caso queira contar com uma equipe de criação especializada, contrate a criação de nome e/ou identidade visual para sua marca aqui.

Em segundo lugar, após a criação de uma marca efetivamente nova, vem sua proteção. Identifiquei que estão me copiando. E agora?

Normalmente o primeiro passo é apresentar uma Notificação Extrajudicial a quem estiver infringindo seus direitos. Contudo, se você tem dúvidas, contrate a opinião de um especialista aqui.

Por hoje é isso.

Esperamos que tenha feito uma boa leitura. Até o próximo post. 🙂