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– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

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Nomes curtos, com boa fonética e passíveis de registro

Procurando bons nomes para empresas, produtos ou serviços

Nomes “Bons” para registro da marca no INPI e com domínio na internet adequado é o tema do post de hoje.

Quer saber mais? Segue a leitura!

Desde 1985 é possível ser “dono” de um domínio. Ou seja, registrá-lo sob sua propriedade.

Marcas como Apple.com, hp.com, Simens.com, Microsoft.com e Xerox.com foram registradas entre 1985 e 1987. No Brasil, apenas em 1989 se tornou possível registrar domínios com “.com.br”. Em 1996 a Internet foi popularizada e se tornou mais comum o registro de domínio pelas marcas. Na verdade estas se viram obrigadas a registrar seus domínios.

Certamente as principais exigências que recebemos para a criação de marca são: nomes curtos, com boa fonética e domínio livre na Internet. Além de que tal nome seja viável para registro no INPI, claro. Em razão disso, sem dúvida, estes nomes estão cada vez mais raros. Veremos isso no decorrer do post.

 

Nomes Descritivos versus Nomes Diferenciadores

Entendemos que para uma boa lembrança e buscas na internet, um domínio descritivo, como lojadecarros.com.br, pode facilitar a lembrança e associação com o que você vende. Também existe o raciocínio de nos diferenciarmos no mercado, então, nomes diferenciadores como OLX, podem ser uma opção. Esta segunda opção, pode demorar mais para o público gravar, porém, uma vez construída a marca na cabeça dos consumidores, fica mais difícil dos concorrentes de aproximarem do seu negócio.

Vejamos alguns pontos importante de nos atentarmos antes de decidirmos o nome do negócio, produto ou serviço.

 

Nomes de domínios na internet curtos e “Bons”

Conforme mencionado, as pessoas procuram, via de regra, por nomes de domínio curtos. Ocorre que não há mais, por exemplo, domínios com 3 letras disponível. É possível encontrar um domínio com três caracteres, porém um deles deverá ser um numeral. Um exemplo disso é a marca FW6, agência de publicidade de cuja criação participei.

Do mesmo modo, existe uma escassez de domínios com 4 letras. A maioria já foi utilizado. Isto é: Quase não há mais combinações possíveis.

Em suma, é bastante trabalhoso encontrar um nome curto, com domínio disponível. Encontrar um nome curto e com boa fonética é duplamente trabalhoso. É o que podemos chamar de “achado”.

Considerando as dificuldades levantadas, chega-se à conclusão: um nome curto, com domínio livre na Internet e que seja do gosto do titular nem sempre será possível.

Registro de Domínio na Internet com Nome da Marca agregando Termo Genérico

Há uma outra forma de achar nomes “bons” para registro de domínio na Internet. Podemos combinar o nome da marca com o termo genérico. Por exemplo: Seria uma boa alternativa que o titular do alvejante da marca Veja utilizasse o seguinte domínio: www.VejaAlvejante.com.br. Como se vê, consta no exemplo o nome da marca combinado ao produto que ela identifica. Isso seria uma opção, uma vez que a Revista Veja já registrou o domínio veja.com.br.

Essa tática pode ser utilizada, não só com produtos, mas também com serviços. Outro exemplo: Agência de Publicidade Condão, cujo domínio é www.agenciacondao.com.br. Mais uma vez vemos o nome da marca combinado ao termo genérico. Neste caso, em vez de produto, o serviço.

O que seria indicado como um bom nome de registro para um e-commerce que surge atualmente, então?

Basicamente existem duas alternativas: Um nome inventado, gramaticalmente sem significado, com uma fonética adequada. De preferência não muito longo. Ou um nome curto com a combinação de números ou letras sem conexão aparente. Por exemplo: OLX.com.br.

 

Alternativas criativas de nomes de domínio

A primeira alternativa que podemos pensar é a utilização de categorias de dominio (TLD – top level domain), que indicam a finalidade do endereço como, por exemplo, comercial (.com ou .shop), educação (.edu), áreas profissionais (.adv, .med, .adm, entre outras).

Outra forma criativa é adicionar no nome desejado outra expressão curta, como, por exemplo, adicionar a letra “a” antes, como fez a revista void (avoid.com.br.) ou inicias do slogan, como fez a Idealiza Tools e Methods com o domínio www.idealizatm.com.

Também pode ser avaliado utilizar as categorias de domínio para substituir pedaços dos nomes da marcas. Exemplo hipotético para este caso seria utilizar o .ca (que significa Canada, assim como “br” é Brasil) e montar a palavra “caraca”, ficando então, www.cara.ca.

Não menos importante que o registro do domínio é encontrar uma marca que possa ser registrada.

 

como encontrar bom nome de marca

 

Nomes de Marcas passíveis de Registro no INPI

Já quando o assunto é registro de marca no INPI, a autarquia considera, para que um nome seja passível de registro, as colidências fonéticas, ideológicas ou gráficas. Ou seja, a simples adição de letras duplicadas ou expressões sem distintividade podem não ser sufientes para que a marca seja aprovada. Neste sentido, criamos um post sobre quais aspectos devem ser considerados quando se cria uma marca, leia aqui.

Por isso, não é possível existir, por exemplo, as marcas ULX ou OLXIS para atividade de compra e venda na internet, pois já existe a marca OLX.

Então, precisamos criar marcas substancialmente diferente das marcas já existentes. O que dificulta, e muito, a criação de marcas passíveis de registro e que também possuem domínio livre na internet sem a adição de termos genéricos. Isto ocorre, basicamente, porque o registro das marcas no INPI são por atividades, podendo existir marcas com nomes iguais porém em atividades diferente, como o exemplo das marcas veja apresentado anteriormente neste post.

 

E agora, como criar o nome da marca e já pensar no domínio da internet?

Chegamos ao final do post.

Pois bem! Vimos que escolher nomes bons para registro de domínio na Internet não é uma tarefa fácil. Assim como encontrar marcas disponíveis para registro no INPI.

Algumas vezes será necessário abrir mão de um bom nome da marca ou um bom domínio na internet que se deseja em razão de suas indisponibilidades.

Por outro lado, mostramos que há alternativas! É possível encontrar um domínio adequado e que vá ao encontro dos interesses do titular, mesmo quando o domínio exato do nome da marca não está livre.

Caberá ao empreendedor, portanto, definir a alternativa mais adequada ao seu negócio. Algumas vezes pode ser uma combinação das opções, ou seja, um domínio na internet razoavél e uma boa marca no INPI ou uma marca razoavél com um bom domínio na internet. Então, a grande questão é: qual o grau de importancia para o domínio e para o nome da marca.

Caso você tenha interesse, opte por nossa assessoria para criação de nomes.

 

Esperamos ter ajudado na sua decisão!

 

Roberto Meurer Soraire

Administrador especialista em direito empresarial

 

 

 

 

Roberto Soraire
Roberto Soraire
Olá, sou Roberto Meurer Soraire, CEO e fundador da 123 Marcas. Com mais de 20 anos de experiência na criação, registro e proteção de marcas, dedico minha carreira a ajudar empresas a protegerem seus ativos mais valiosos: suas marcas. Estudei Administração na ESPM, Direito Empresarial na FGV e Finanças no Instituto de Finanças de Nova Iorque. Desde a faculdade, quando comecei a trabalhar em um renomado escritório de propriedade intelectual, descobri minha paixão pelos desafios desse campo. Em 2016, fundei a 123 Marcas, uma empresa pioneira no Brasil em serviços de registro de marcas 100% online. Nossa missão é oferecer o melhor custo-benefício para nossos clientes, agregando valor às suas empresas com ética e profissionalismo. Graças ao trabalho de toda a nossa equipe, a 123 Marcas se tornou reconhecida como líder em satisfação do cliente, com avaliações positivas no Google, Facebook e TrustVox. Acredito na combinação de agilidade e economia com serviços premium online, sempre focando na essência do negócio de nossos clientes. Além de proteger marcas, sou um defensor da sustentabilidade e da responsabilidade social. Apoiamos eventos esportivos e projetos comunitários, refletindo nosso compromisso com a sociedade. Temas de Interesse: Aqui no blog da 123 Marcas, vou compartilhar minhas percepções sobre proteção de marcas e gestão empresarial. Abordarei estratégias para fortalecer a identidade de marca e proteger ativos intelectuais no mercado competitivo.

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