É comum perguntarem o que acho da 123 Marcas Registro de Marcas, empresa que criei dentro de uma renomada empresa de propriedade intelectual, enquanto executivo.
Muitas informações me vêm à cabeça. Por isso, o melhor mesmo é contar que tive uma trajetória de mais de 15 anos neste mercado, após ter criado uma das agências de publicidade e propaganda mais premiadas em 2005. Querendo proteger a criatividade desta agência, entrei de cabeça nesse mercado de proteção intelectual.
Foi conhecendo o Paulo Afonso Pereira, ex-presidente do INPI, que tive acesso ao conhecimento na área, bem como à forma de trabalho da autarquia. Mais tarde, após diversos cursos nos maiores mercados do mundo e um Master em Direito Empresarial na FGV, me tornei o executivo da empresa do Paulo, e criamos a 123 Marcas, em sociedade.
Com a experiência do Paulo e meu conhecimento de tecnologia e comunicação, montamos um escritório para atendimento 100% online, mantendo a mesma qualidade, porém com custos reduzidos. A ideia era ser diferente e inovador, assim como ajudar pessoas com menos acesso a registrarem suas marcas.
A 123 Marcas nasce em 2016, com o intuito de ajudar, ainda que sem custo, pessoas a registrarem suas marcas para, assim, protegerem seus negócios. Por outro lado, oferecíamos serviços de excelência para aqueles que não queriam investir seu tempo, os quais poderiam nos contratar. Isto foi ótimo, pois não tínhamos aquela preocupação de que o cliente iria se apropriar do nosso conhecimento, aprendendo a fazer sozinho. Pelo contrário. Ficávamos felizes em ajudar o próximo.
Mas por que somos os melhores para registro de marcas?
Como já nascemos com o conhecimento e sem custos ocultos de uma empresa antiga, tais como questões trabalhistas e gestão de processos físicos, já iniciamos ágeis e eficazes.
Temos toda a gestão da empresa em softwares, na “nuvem”, pois, desde o princípio, somos digitalizados. Outra questão inovadora é a de que nosso atendimento é sempre por texto, via WhasApp ou e-mail, razão pela qual conseguimos reduzir custos e manter o trabalho de excelência. Ainda, essa relação fornece segurança para ambas as partes, pois não existe o “dito pelo não dito”.
Outra questão relevante é que não só conhecíamos as práticas do mercado, como também mudamos elas! Acredito que as principais características que nos destacam no mercado são:
Não cobramos valores futuros dos nossos clientes
É comum que a concorrência cobre, no registro da marca (concessão), o acompanhamento pelos 10 anos de validade da marca, de forma adiantada. A 123 Marcas cobra por ano, pois entende que a realidade é de nem sempre as marcas duram uma década. Ou seja, muitas empresas seguem acompanhando marcas que sequer ainda estão no mercado, gerando custo e trabalho desnecessários.
Cobramos a busca e damos a garantia do registro
Outra atuação comum no mercado é não cobrarem para realizarem uma busca de viabilidade de registro de marca no INPI. Muitos escritórios fazem isso para conseguirem prospectar os clientes. Porém, fazer esse trabalho com profissionais que não cobram valor pode diminuir a chance de ter a marca registrada. Isso porque esses profissionais, sem ganhar nada, não possuem interesse em encontrar impeditivos para o registro da marca, uma vez que, caso encontrem, não ganharão nenhum valor pelo trabalho.
Por isso, oferecemos aos clientes a opção de que eles mesmos façam a busca, através de um material que elaboramos. Caso não queiram ou não se sintam seguros para realizar a busca, fazemos o serviço e damos a garantia de devolução dos valores de nossos honorários, caso a marca não seja registrada.
Neste caso, todos os valores investidos em nossos honorários são devolvidos. Valores como pedido de registro, anuidade de acompanhamento, oposições, manifestações e recursos. Ou seja, confiamos no nosso conhecimento e sabemos dos nossos resultados de 95% de êxito.
Confiamos no nosso trabalho e em nossos profissionais
Prática igualmente comum, na concorrência, é a de não haver documentação de atendimentos ou reuniões, não apenas presencial, como também por telefone. Ou seja, nada fica gravado e, após meses, quando o INPI analisar o processo, fica difícil afirmar o que foi acertado entre o escritório e o cliente, podendo um, ou outro, se eximir da responsabilidade.
Na 123 Marcas tudo é gravado e, sempre que há necessidade, verificamos as conversas para esclarecer qualquer dúvida.
Trabalhamos com qualidade, e não de forma simplista que engloba tudo
Com a atual facilidade para a criação de empresas, surgiram muitos negócios online, sem o conhecimento necessário, contudo, a respeito das atividades indispensáveis para garantir todos os direitos dos clientes. E são muitas, de fato, sobre cuja necessidade apenas se descobre com conhecimento aprofundado.
Por exemplo, o não acompanhamento ativo do processo pode fazer com que o cliente perca o direito de se opor a alguma marca, diluindo sua marca com outras. Ou seja, a marca perde sua essência, característica que a diferencia das outras marcas!
Ou seja, escritórios que trabalham de forma simplista encontram facilidade para vender seus serviços, mas dificilmente entregarão um serviço de qualidade, pois o funcionamento é, de fato, complexo. Neste sentido, o que sempre dizemos aos clientes é: verifique se o escritório faz um monitoramento ativo do processo para identificar o surgimento de marcas similares à sua. O argumento de que o INPI deve ser o responsável pela análise é fraco, pois diversas ações devem ser realizadas até o momento da oposição (60 dias da publicação da marca). Cuidado!
Vejamos dois exemplos de consequências negativas por não acompanhar e/ou se manifestar no processo:
1- Receber oposição e não se manifestar: se você só escutar a história do chapeuzinho vermelho, o lobo sempre será mau. Por isso é importante apresentar a sua versão da história para o INPI ponderar na hora da análise da marca.
2- Não realizar oposição em marcas similares à sua pode determinar a perda da chance de se opor a esta marca. Até mesmo na justiça alguns entendimentos são no sentido de que o momento para se opor é até 60 dias depois da publicação da marca, ou seja. Você pode perder essa chance e não conseguir reverter a decisão, nem mesmo judicialmente.
Portanto, chega-se à conclusão de que um serviço que não realiza a proteção ativa da marca, através da vigilância de marcas similares é um serviço simplista que pode trazer prejuízo aos clientes.
Temos os menores preços
Nossos preços são os menores.
Conseguimos isso através da soma dos itens anteriores. Ou seja, nascemos já estruturados de forma digitalizada, com conhecimento dos nossos resultados e com um modelo de atendimento econômico, seguro e eficaz. Certamente os menores preços são resultados dessa equação.
Ensinamos os outros a fazerem sozinhos
Sim, temos prazer em ensinar os outros a fazerem sozinhos. Essa é uma mentalidade que nos ajudou muito, pois quem ensina acaba aprendendo mais e realiza os serviços com maior qualidade. Aprendemos muito com nossos clientes e potenciais clientes! “Mas vocês não têm medo de que algum cliente apenas esteja absorvendo conhecimento para realizar o serviço sozinho?” Não. Como dito, é um prazer ensinar e, caso a intenção seja aprender para fazer sozinho, economizamos tempo de ambas as partes.
Finalizo este post com a satisfação do esforço que temos para manter a 123 Marcas no topo de nossas exigências. Foi com muita dedicação que conseguimos chegar até aqui e é muito gratificante trabalhar com uma equipe que busca melhoria contínua.
Administrador especialista em direito empresarial