ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Marca Mista – Tudo Sobre este tipo de Registro da Marca

Tudo sobre Marca Mista

 

Marca Mista: é um tipo de registro de marca constituído por elementos nominativos com grafia estilizada ou por elementos nominativos e figurativos.

 

 

Registro de elementos nominativos com grafia estilizada

 

Marca Mista Coca-Cola

Coca-Cola: exemplo de Marca Mista com grafia estilizada

 

Uma marca escrita com um lettering diferente, assim como o logo da Coca-Cola, é uma marca mista. Assim, necessariamente as marcas mistas são apresentadas por um logotipo e o registro protege tanto o elemento nominativo como a identidade da marca. Neste tipo de marca é necessário classificar os elementos do logotipo pela classificação de Viena. Neste caso, pode-se classificar na categoria 27.5 – letras que apresentem grafismo especial. Com isso, é possível fazer uma busca de figuras e analisar possibilidades de registro de marcas. Saiba como classificar as figuras da marca mista aqui

 

Assim, com apenas um registro de marca no INPI se protege tanto o nome como o desenho da marca. Porém, caso tenha qualquer alteração no logotipo é importante fazer um novo pedido de registro de marca. Isto porque caso se utilize marca mista diferente da forma como foi registrada corre-se o risco de perder a marca por caducidade, saiba mais sobre marca caduca e como comprovar o uso de marca aqui

 

 

Elementos Nominativos e Figurativos na marca mista

 

As marcas servem para diferenciar produtos e serviços no mercado. Assim, através de um registro de marca mista, pode-se proteger figuras e elementos nominativos. 

Marca Mista Adidas

Adidas: exemplo de Marca Mista com elemento figurativo

 

No caso da marca mista adidas, ela se diferencia tanto pelo nome quanto pelo desenho das letras e do símbolo. Em termos de proteção é considerada uma marca forte, pois todos os elementos são estilizados e incomuns. 

 

Outro ponto a ser considerado no registro de marcas mistas é a reivindicação de cores. Assim, quando o arquivo do logotipo está colorido, significa dizer que se está reivindicando as cores. Nesses casos, a comprovação do uso da marca se dá com a utilização colorida. No contrário, caso se solicite o registro da marca nas cores preto e branco, ou tons de cinza, não está se reivindicando as cores. Nesta segunda apresentação pode-se comprovar o uso da marca em qualquer cor – somente em casos de pedido de caducidade. Saiba as vantagens e desvantagens e quando utilizar a reivindicação de cores aqui

 


 

Analise da distintividade das Marcas Mistas

As Marcas Mistas são logotipos estilizados com a combinação de elementos nominativos e figurativos. Por isso, quando os elementos nominativos não possuem distintividade, é importante que o logotipo seja distintivo. Ou seja, que também não tenha formas ou figuras comuns utilizadas no mercado.

Vejamos alguns exemplos de marcas mistas que NÃO podem ser registradas para diferenciar os dizeres contidos nelas ou para o setor de mercado equivalente:

Logotipo irregistravel como marca

Exemplos retirados do INPI e montado pelo autor. Mais exemplos podem ser vistos no item 5.9.9 do manual de marcas do INPI

 

Conforme podemos verificar, Coração comum como o da imagem acima é normalmente utilizado para chocolates ou presentes. O mesmo ocorre com o logotipo da DataBase pois as duas listras curvadas são normalmente utilizadas no mercado de banco de dados. Por isto estes logotipos não foram aceito o registro pelo INPI.
Estas marcas foram criadas apenas para ilustrar os exemplos deste material, dificilmente o INPI aceitaria para registro, pois não houve estudo de viabilidade. Saiba sobre todos os tipos de proteção de marcas aqui.

 

Roberto Meurer Soraire –  LinkedIn

Administrador especialista em direito empresarial.

 

Roberto Soraire
Roberto Soraire
Olá, sou Roberto Meurer Soraire, CEO e fundador da 123 Marcas. Com mais de 20 anos de experiência na criação, registro e proteção de marcas, dedico minha carreira a ajudar empresas a protegerem seus ativos mais valiosos: suas marcas. Estudei Administração na ESPM, Direito Empresarial na FGV e Finanças no Instituto de Finanças de Nova Iorque. Desde a faculdade, quando comecei a trabalhar em um renomado escritório de propriedade intelectual, descobri minha paixão pelos desafios desse campo. Em 2016, fundei a 123 Marcas, uma empresa pioneira no Brasil em serviços de registro de marcas 100% online. Nossa missão é oferecer o melhor custo-benefício para nossos clientes, agregando valor às suas empresas com ética e profissionalismo. Graças ao trabalho de toda a nossa equipe, a 123 Marcas se tornou reconhecida como líder em satisfação do cliente, com avaliações positivas no Google, Facebook e TrustVox. Acredito na combinação de agilidade e economia com serviços premium online, sempre focando na essência do negócio de nossos clientes. Além de proteger marcas, sou um defensor da sustentabilidade e da responsabilidade social. Apoiamos eventos esportivos e projetos comunitários, refletindo nosso compromisso com a sociedade. Temas de Interesse: Aqui no blog da 123 Marcas, vou compartilhar minhas percepções sobre proteção de marcas e gestão empresarial. Abordarei estratégias para fortalecer a identidade de marca e proteger ativos intelectuais no mercado competitivo.