O que é deferidento de marca?

123Marcas

Todo processo de marca no INPI passa por um Pedido de Registro de Marca e uma análise do INPI. Esta análise pode demorar, hoje, até 2 anos (em 2022 o tempo aproximado é de 10 meses). Este tempo varia de acordo com outras movimentações, como oposições ou manifestações.

 

Bem, após a análise do pedido de registro da marca, o INPI pode se pronunciar de 3 formas

Exigência: quando o INPI solicita algum esclarecimento

Indeferimento: quando a marca é negada. Saiba mais aqui.

Deferimento: quando a marca é aceita/aprovada pelo INPI

 

Mas o que é deferimento de Marca?

Caso uma marca seja deferida pelo INPI, isso significa dizer que o INPI analisou todos os outros processos de marcas e entendeu que a marca analisada pode ser registrada. Poder ser registrada não quer dizer que ela será registrada! Para a marca ser registrada é necessário o pagamento das taxas federais referentes a concessão da marca e primeiro decênio.

Existem dois tipos de taxas federais: normal e reduzida. O valor dessas taxas depende do titular da marca. Confira o valor e quem tem direito à taxa reduzida aqui.

 

Mais da metade dos pedidos de registro de marcas tem problemas! Por isso, fazer uma busca e análise das marcas existentes, antes de fazer o pedido de registro da marca, é altamente recomendado. Saiba mais aqui.

 

Após o pedido de registro, é importante tratar o processo da marca como se a marca já fosse sua (claro, você já fez uma busca e análise antes e sabe que pode ter o registro). Ou seja, acompanhe o processo e vigie para que ninguém tente registrar marca igual ou parecida com a sua. Saiba mais aqui.

 

Qualquer dúvida fale com a gente.

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador. Especialista em Direito Empresarial

 

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Acadêmica em Administração