O registro de marca ajuda no desenvolvimento social do país? Por quê?

123Marcas

O que é marca?

É um sinal que diferencia produtos ou serviços dos da concorrência.

 

Para que serve uma marca?

Além de gerarem riqueza para o país, as marcas servem para proteger os consumidores de erro, identificando os produtos e serviços quanto a sua qualidade e procedência. Ou seja, é através da marca que o consumidor vai perceber os atributos do produto ou serviço e escolher entre os ofertados no mercado.

 

A realidade brasileira

No Brasil consumimos desde criança os desenhos do Tio Patinhas, brincamos com Barbie ou com os carrinhos do Hot Wheels, dormimos com o cobertor do Homem Aranha, olhamos filmes da Marvel, jogamos Play Station, entre tantos outros produtos estrangeiros. Ou seja, estamos, desde criança, consumindo propriedade intelectual de fora.

 

A produtividade é a chave. Segundo o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, em entrevista à BBC, quanto melhor é aproveitada a hora trabalhada, mais o país produz. O cálculo do PIB está ancorado na capacidade de produção em relação ao tempo. No Brasil, trabalhamos praticamente a mesma quantidade de horas que em países desenvolvidos, porém educação, tecnologia, logística e pesquisa e desenvolvimento precisam ser fortalecidos.

 

Além dessas questões, a falta da preocupação com a proteção do capital intelectual produzido no Brasil nos mostra que aqui existe mais patentes de estrangeiros do que dos próprios brasileiros. Também nos mostra que poucas marcas são solicitadas para registro, se comparado ao número de empresas abertas. O que não é registrado fica vulnerável para que outros registrem, inclusive estrangeiros.  Dessas poucas marcas solicitadas para registro, praticamente metade possuem problemas no registro. Isto ocorre por falta de conhecimento ou orientações erradas.

 

Nossa Missão?

Desta forma, acabamos por importar marcas e devolver em royalties para os países desenvolvidos. Se conseguirmos registrar, nem que seja o pouco que produzimos, já iremos melhorar a nossa proteção do capital intelectual, aumentando o faturamento e a produtividade do país.

 

Entendendo isso, a missão da 123Marcas é ajudar todos os brasileiros a registrarem suas marcas. Por isso, os serviços oferecidos pela 123Marcas possuem a opção do “cliente” aprender a fazer sozinho sem custo. Além disso, disponibiliza um Guia Fácil e Completo para o Registro de Marca.

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador de Empresas. Especialista em Direito Empresarial