Como encontrar um especialista em registro de marcas no Brasil?

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Como encontrar um profissional qualificado em registro de marca?

Para encontrar um profissional capaz de defender seus interesses no Brasil, certifique-se de que possua experiência em processos de pedidos de marca no INPI, possuam uma boa reputação e realize todos os serviços necessários.

 

O INPI não pode fornecer aconselhamento jurídico ou ajudá-lo a selecionar um profissional. Ou seja, não se responsabilizam pelo que lhe dizem.

 

Busque informações com conhecidos e na internet

Busque informações com conhecidos ou na internet. A vantagem da internet é que você pode ver mais de uma opinião. E, seu amigo pode indicar um amigo sem saber se ele é realmente bom. Por isso, o recomendado é verificar o que falam dessa empresa ou profissional em comentários do Google, Facebook ou Reclame Aqui.

 

Uma dica é verificar se possui uma boa nota e um bom número de comentarios (aproximadamente 20) e se os comentários não são dos próprios funcionários da empresa ou amigos. Para ver isso, busque mais informações sobre as pessoas que comentaram e veja se estão no mesmo estado ou cidade da empresa.

 

Qual a melhor forma de me comunicar com a empresa de registro de marca?

Das formas convencionais de atendimento, como ligações, call por vídeos, reunião presencial e e-mail, apenas o e-mail fica comprovado quais informações foram trocadas entre as partes. Por isso, preste atenção se as formas de atendimento serão documentadas, ou seja, se as reuniões terão ata, se as ligações serão gravadas e se você pode ter acesso a todas as mensagens trocadas com a empresa.

 

Mas porque isso é importante? para você ter segurança que a empresa que você contratou está realmente se comprometendo com o registro da sua marca.

 

Imagine se a empresa que você contratou lhe diz, numa ligação telefônica, que a sua marca pode ser registrada e, depois de 2 anos, o INPI não aceita o registro da sua marca. Este é um caso simples em que um documento comprovando as conversas é fundamental para que você consiga cobrar resultado do profissional que você contratou.

 

Esse exemplo acontece frequentemente. Pois alguns “profissionais”, sem se comprometerem com uma real e aprofundada busca e análise de marcas, visam apenas o lucro, fazendo, de qualquer forma, o pedido de registro da sua marca (que provavelmente será negado pelo INPI).

 

Nestes casos de buscas e análises de marca, o ideal é que o profissional lhe envie um parecer fundamentado, com outras marcas encontradas e exemplos de marcas similares que foram aprovadas (deferidas) ou não pelo INPI e uma conclusão de porque ele acredita que a sua marca pode ser registrada.

 

DICA: procure um profissional de confiança e que se comprometa com o registro da sua marca. Porque é muito fácil dizer que a marca pode ser registrada e você recebe a informação com muita alegria. Porém, é muito ruim quando essa marca não pode ser registrada.

 

LEMBRETE: o INPI demora aproximadamente 2 anos para analisar o seu processo de marca.

 

Opte por atendimentos que lhe tragam agilidade, segurança e rapidez.

 

Visto as notas, os comentários na internet e a forma como querem se comunicar com você, você já tem uma noção das empresas que possuem capacidade para lhe atender.

 

Agora é hora de ver os valores, as formas de pagamento e se realizam todos os serviços necessário para garantir o registro da sua marca:

 

Formas usuais que são cobrado os serviços para registro de marca no Brasil:

A não realização de um destes serviços pode comprometer o registro da sua marca. Preste atenção.

 

  • BUSCA E ANÁLISE DE MARCA: serviço para saber se pode ser registrada a marca. É arriscado não pagar por esse serviço, pois o profissional que não cobra não tem interesse em encontrar problema na sua marca pretendida e você ter problemas futuros por isso.

 

  • PEDIDO DE REGISTRO: consiste, juntamente com o pedido de registro da marca efetivo junto ao INPI, na estratégia de melhor forma de solicitar o registro.

 

  • MONITORAMENTO: consiste em acompanhar o processo de marca no INPI, informando sempre que houver movimentação no processo. Por exemplo, oposição a sua marca. É importante se manifestar em casos que oposição para o INPI não acatar os argumentos do oponente (quem fez a oposição).

 

  • VIGILÂNCIA: serve para identificar se marca similar a sua tentar o registro. Empresa que não faz esse serviço pode fazer com que você perca diversos direitos. Saiba mais sobre isso aqui.

 

  • CONCESSÃO – REGISTRO DA MARCA CONCLUÍDO: depois de aproximadamente 2 anos o INPI pode aceitar o seu pedido, deferindo sua marca. Neste momento, você deve pagar as taxas para conceder sua marca e ter o registro por 10 anos.

 

Note que entre o pedido de registro e a concessão é importante fazer o monitoramento e a vigilância do processo. Da mesma forma, também é importante fazer este monitoramento e a vigilância após o registro concluído.

 

Algumas empresas incluem no PEDIDO DE REGISTRO e na CONCESSÃO o valor para fazer o MONITORAMENTO E VIGILÂNCIA. Cuide, pois estas empresas antecipam valores futuros e você está pagando os valores antecipadamente. Ou seja, o valor do monitoramento que você poderia pagar no futuro, você estará pagando agora.

 

Roberto Soraire | Linkedin

Administrador. Especialista em Direito Empresarial