Vale ressaltar que marcas servem para que os consumidores diferenciem produtos e serviços no mercado.
O que são classes de marcas?
Classes de Marca são os agrupamentos de atividades que servem para determinar o campo de atuação de um registro de marca no INPI. Com isso, é possível existir as marcas GOL para carro e GOL para companhia aérea.
Assim, as classes para registro de marca foi a forma adotada para diferenciar setores de mercados. Ou seja, desta forma, é permitido que marcas com nomes iguais convivam em setores mercadológicos distintos. Por isso, é possível existir o alvejante de limpeza VEJA e a revista VEJA. Isso ocorre pois ninguém vai comprar uma revista pensando ser um alvejante. Ou seja, o objetivo é proteger o consumir de cometer erros.
No Brasil e na maioria dos países é utilizado a classificação internacional de Nice (NCL – sigla em inglês), regulado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI. Nele são 45 classes, sendo da classe 1 até a classe 34 são identificados os produtos e da classe 35 a 45 os serviços.
Ainda, dentro de cada classe existem as especificações, que servem para especificar qual atividade a marca vai identificar no mercado. Por exemplo, a classe 35 é referente a negócios e comércios em geral. Porém, pode existir um uma marca para comércio de sucos e a mesma marca para comércio de revistas, sem problemas.
Aprenda a escolher as classes e as especificações para sua marca aqui.
Ou seja, classificar a marca é uma etapa importante no processo de Registro de Marca. Pois, de nada adianta registrar uma marca numa atividade que a marca não atuará.