ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Clube de futebol Flamengo tem sua marca reconhecida como de alto renome

123Marcas

Apenas 106 marcas são reconhecidas no Brasil como de alto renome. O status de marca de alto renome é inédito no mundo do futebol. Mas afinal o que significa o flamengo ter se tornado uma marca de alto renome na prática?

No momento de pedir uma marca para registro junto ao INPI, é fundamental que se determine a apresentação em que a marca será solicitada e sua atividade, mais estritamente, em que classe essa marca estará e qual a sua especificação. Para processos comuns desse tema no INPI, as marcas estão protegidas para aquele atividade especifica que solicitou, para atividades semelhantes e afins. Por esse motivo, convivem tranquilamente marcas iguais, para segmentos diferentes. Por exemplo:

Existe a marca VEJA para alvejantes, classe 03, especificação, “produtos de limpeza diluíveis” e a marca VEJA para revista, classe 16, especificação “Revistas [periódicos]”. Assim, como GOL para companhia aérea, classe 39, “serviços de transporte de passageiros!” e GOL para o carro, classe 12, especificação “carro”.

Quando uma marca é considerada de alto renome, não são mais levadas em conta essas diferenciações de classe e especificações. Nenhuma pessoa jurídica ou física pode pedir, então, a marca Flamengo para qualquer tipo de serviço ou produto, em qualquer classe ou para qualquer especificação, isso porque ela foi considerada de alto renome pelo INPI. Nesse sentido, a autarquia não irá analisar o caso para ver se colide ou não o serviço ou produto que seja pedido com o nome de “Flamengo”, apenas indeferirá (desaprovará) a marca, mesmo que o clube de futebol Flamengo não se manifeste no processo de terceiro.

Ou seja, a partir da data em que foi concedido ao Flamengo o status de marca de alto renome nenhuma outra marca “Flamengo” será concedida pelo INPI. Quem já possui marca com a expressão “Flamengo” permanecerá com a marca sob sua titularidade. A regra valerá para os próximos pedidos.

Continue lendo sobre o assunto na reportagem feita pelo O Globo, clicando aqui.

TI 123 Marcas
TI 123 Marcas