ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Rebranding – O caso da marca “JAGUAR” e como proteger a nova identidade da marca

 

A marca “Jaguar” realizou a mudança de logotipo principalmente para modernizar e alinhar sua identidade visual à estratégia de futuro da marca.

 

Com tipografia arredondada e espaçamento ampliado, o novo logotipo transmite uma estética mais leve e acessível, direcionada a conquistar uma nova geração de consumidores.

 

Ao reformular sua identidade, a “Jaguar” busca não apenas modernizar sua imagem, mas também se posicionar estrategicamente para o futuro dos carros elétricos.

 

No entanto, a mudança gerou controvérsia: muitos consideraram o novo logotipo pouco original e criticaram a marca por se distanciar de sua essência, abandonando parte do legado da “Jaguar”.

 

No Brasil, a marca “JAGUAR” obteve o reconhecimento de alto renome em sua forma mista em 2019, ainda com o logotipo anterior. Vejamos:

 

 

 

Até o momento, não há registro de novo pedido junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) envolvendo a identidade visual atualizada da marca.

 

O que é Rebranding?

 

Rebranding é o processo de transformar a marca para que ela se alinhe melhor aos objetivos estratégicos de uma organização ou para atender às mudanças de mercado e de comportamento do público-alvo.

 

O Rebranding pode envolver mudança de nome (renomear a empresa ou o produto), redesenho de logotipo e identidade visual (cores, tipografia, layout etc.), ajustes de posicionamento e discurso (como a marca se comunica e se diferencia perante o público) e alteração de valores e propósito (mudar ou reforçar a cultura interna que a marca quer transmitir).

 

Assim, Rebranding e troca de logotipo não são sinônimos!

 

A mudança de logotipo pode ser apenas uma parte do processo de Rebranding, que pode envolver diversos aspectos além da identidade visual.

 

E como proteger a nova identidade da marca?

 

Antes mesmo de mudar o nome ou o logotipo da marca, é altamente recomendado realizar um estudo de viabilidade, para saber se a nova marca está disponível para registro no segmento de atuação.

 

Veja mais sobre o Estudo de Viabilidade de Registro de Marca aqui.

 

Esse estudo é indispensável, pois, caso haja a troca de nome, será necessário um novo registro de marca em todos os países onde a marca pretende atuar.

 

Caso ocorra também a atualização do logotipo, também é fundamental fazer um novo registro para proteger a nova apresentação da marca.

 

Segundo o Manual de Marcas do INPI, pequenas modificações no logotipo que consta do certificado de registro — desde que não afetem de modo substancial a impressão visual, fonética ou o significado original da marca registrada — não implicam em alteração do caráter distintivo, de modo que não é necessário um novo pedido de registro.

 

As alterações na tipologia (fonte) da marca serão analisadas caso a caso, considerando as particularidades dos caracteres registrados (formato, curvas, preenchimento e outras estilizações).

 

Se o Rebranding envolver lançamento de novos produtos e/ou serviços não contemplados no registro da marca, pode ser necessário estender a proteção às novas classes de atuação.

 

Já as marcas registradas em preto e branco podem ser utilizadas com qualquer cor, de forma que não é preciso um novo pedido de registro se a marca foi registrada em preto e branco e passou a utilizar uma cor.

 

Já a inversão na ordem das palavras do conjunto marcário registrado pode alterar o caráter distintivo original da marca, podendo ser necessário novo pedido de registro.

 

Assim, o Rebranding é essencial para que as marcas se mantenham relevantes em um mercado dinâmico e em constante evolução. No entanto, também é importante ficar atento à proteção dessa nova identidade.

 

O que você acha dessa nova identidade visual da marca “Jaguar”?

 

Deixe nos comentários

 

 

CONTE COM A 123 MARCAS

 

Nossa equipe é altamente qualificada e experiente.

 

Se acaso tiver dúvidas sobre marcas, entre em contato. Estamos aqui para ajudar.

 

Se você quer saber mais sobre o registro de marcas e seus detalhes, não deixe de conferir nossos outros posts do Blog, aqui.

 

Temos vários conteúdos interessantes para você.

 

Até o próximo post!

 

Flávia Cristina Lazzarin | LinkedIn

Advogada (OAB/PR 115150). Mestre em Propriedade Intelectual

 

 

Flávia Lazzarin
Flávia Lazzarin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *