Pedir o registro da marca é fundamental para o planejamento e na prevenção de infrações.
Planejamento estratégico para prevenção de infrações, a 123 Marcas pode solucionar. Este é o sexto de uma série de posts que aborda os 10 principais problemas de marcas que a 123 Marcas soluciona. Nosso objetivo é ajudá-lo a identificar e solucionar esse problema de forma rápida e eficaz.
Como posso planejar estrategicamente minha marca?
Para evitar realizar infrações atuar na prevenção delas, é fundamental proteger a sua marca o quanto antes. Antes mesmo de registrar a marca, o indicado é que se faça um estudo aprofundado para verificar se a marca é viável para registro da marca junto ao INPI. Dessa forma, com um estudo aprofundado, você estará planejando estrategicamente os próximos passos para o sucesso da sua marca. Veja nosso serviço de busca e análise aqui.
Nós, da 123 Marcas, não fazemos e nem recomendamos que sejam feitas buscas rápidas e superficiais antes de iniciar o processo.
A nossa busca analisa todos os detalhes que envolvem o processo de registro. Depois, enviamos um parecer conclusivo sobre a viabilidade da sua marca.
Por exemplo: Se você fizer uma busca rápida, você pode não estar analisando questões que podem impedir o registro da sua marca logo adiante. Nós nos comprometemos com o deferimento da sua marca e, por isso, analisamos profundamente sua viabilidade. Veja um vídeo curto onde demonstramos o tipo de distorção de resultado da busca de marca que pode ocorrer, se você fizer uma busca rápida e superficial.
O INPI analisa não só marcas idênticas, mas leva em consideração, também, as colidências fonéticas, ideológicas, mercadológicas, de radical, prefixo, sufixo, tradução literal, dentre outras. Ou seja, não analisar essas questões pode levar sua marca ao indeferimento (não aprovação pelo INPI). Se a marca for viável na busca, garantimos o registro da marca, desde que você siga todas as nossas orientações (de oposições, manifestações e recursos) durante o processo de registro.
O que pode ocorrer caso eu não faça a busca ou não proteja minha marca?
Caso não faça uma busca e análise antes de pedir a sua marca, você pode estar tentando registrar uma marca igual ou parecida com a de um terceiro, sem mesmo saber.
Para que uma marca impeça a sua de ser registrada ela não precisa, necessariamente no mesmo mercado de atuação (e classe) e nem mesmo ser exatamente igual, seja em nome ou visualmente. Outra marca pode impedir o seu registro por ser similar em parte ou estar em um mercado (classe) com afinidade com o seu.
Por exemplo, se você pedir uma para o produto, roupa (classe 25), e um terceiro já tiver pedido uma marca parecida com a sua para serviço, comércio de roupa (classe 35), mesmo que as atividades sejam diferentes, isso pode impedir que você consiga o seu registro. Essa e outras questões são analisadas nos nossos estudos.
Se isso ocorrer o terceiro pode notificar você por uso indevido de marca, mesmo que você não tenha tido a inteção de copiar toda ou parte da marca dele. Desse modo, se você não responder a notificação e seguir usando a marca, pode sofrer ação judicial e ter, até mesmo, que pagar indenização pelo uso indevido da marca. Veja mais no post no qual focamos sobre esse tema.
Em casos como esse você pode ter que trocar ou fazer uma transmigração de marca, falamos mais sobre esses casos nesse outro post aqui.
Por que cobramos pela nossa busca e análise?
Cobramos pelo estudo de viabilidade, pois investimos em profissionais e softwares especializados para entregarmos pareceres o mais próximos possíveis das decisões do INPI para que o cliente planeje estrategicamente os próximos passos para suas marcas. Com isso, temos mais de 99% de sucesso no registro de marca, quando o cliente tem o parecer viável e segue todas as nossas orientações. Por isso, Garantimos o registro da marca, caso sua marca seja viável na busca e se você seguir todas as nossas recomendações de oposições, manifestações e recursos durante o processo de registro da marca.
Caso isso ocorra e mesmo assim o INPI decidir pelo indeferimento definitivo da sua marca (ou seja, o INPI não aprova a marca), mesmo após apresentarmos recurso contra o indeferimento, devolvemos todos os valores investidos em nossos honorários (com reajuste do IGPM), o que oferece maior segurança e confiabilidade para você . A maioria das empresas dá direito a que você faça novo pedido de marca. Só não devolvemos valores pagos em taxas federais.
Autoras
Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin
Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.
Flavia Verardi Souza
Administradora.