Selecionamos essa reportagem da Época Negócios para você que está pensando e tentando criar uma marca para o seu novo negócio. Veja o que significam e como os inventores e fundadores chegaram aos nomes de suas marcas e inspire-se para elaborar um nome criativo, que fique na cabeça dos consumidores. Se a leitura da reportagem for suficiente para criar o nome da sua marca, mas insuficiente para que você crie um logotipo inovador, adequado e bonito, podemos ajudar você nessa criação. Clique aqui e entenda como o serviço funciona.
Confira a reportagem da Época Negócios abaixo.
“Você já parou para pensar o que siginifica o nome da marca do tênis que você está usando agora? Ou do sorvete que você tomou ontem depois do almoço? As marcas estão por toda a parte, mas nunca pensamos no que está por trás do nome de cada uma delas. Pensando nisso, o site Bussines Insider fez uma lista contando como os fundadores de empresas globais decidiram como chamariam suas companhias. Confira:
Pepsi
O nome Pepsi surgiu a partir da palavra dispepsia – sensação de desconforto digestivo, indigestão –, porque Caleb Davis Bradham, o inventor do refrigerante, acreditava que a bebida auxiliava na digestão dos alimentos. A invenção original, conhecida como “Brad’s Drink”, foi feita a partir de uma mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz-moscada, e criada em uma farmácia na Carolina do Norte. De acordo com o site da marca, Bradham se tornou farmacêutico após deixar a faculdade de medicina.
O título do famoso buscador surgiu a partir de um erro de digitação. Quando o cofundador da ferramenta Larry Page e seu colega da Universidade de Stanford, Sean Anderson, começaram a discutir ideias de nomes para o site, o primeiro a surgir foi “googolplex”. E este nome só não foi levado adiante por conta de erros acidentais de digitação cometidos por Anderson, que levaram à formação da palavra “Google”.
McDonald`s
Raymond Kroc, fundador do McDonald`s, era um vendedor de máquinas de milk-shake quando conheceu os irmãos Dick e Mac McDonald, que comandavam um restaurante em San Bernardino, na Califórnia. Kroc ficou tão impressionado com o negócio dos irmãos que se tornou agente deles e, a partir de então, começou a montar franquias do restaurante pelos Estados Unidos. Anos mais tarde, acabou comprando os direitos do nome McDonald`s.
Adidas
Existem algumas pessoas que acreditam que o nome Adidas representa a expressão em inglês “All Day I Dream About Soccer” (“O dia todo eu sonho com futebol”, em português). Mas o nome da marca fundada por Adolf Dassler é uma mistura do seu apelido, Adi, e das três primeiras letras de seu sobrenome, Das, formando a palavra Adidas.
Rolex
De acordo com o Business Insider, Hans Wilsdorf, fundador da Rolex, queria um nome para sua marca que pudesse ser dito em qualquer idioma. “Eu tentei combinar as letras do alfabeto de todas as formas possíveis”, disse Wilsdorf. “Isso me deu uma centena de nomes, mas nenhum deles pareceu bom. Numa manhã, enquanto em um ônibus na cidade de Londres, um gênio sussurrou ´Rolex` no meu ouvido”.
Zara
O primeiro nome da marca fundada por Amancio Ortega, foi Zorba — inspirada no filme “Zorba the Greek” (1964). Mas isso não durou muito. A primeira loja, aberta em 1975, ficava a dois quarteirões de um bar, que levava o mesmo nome que o seu, Zorba. Ortega já havia feito até mesmo o molde para o letreiro, quando o dono do bar lhe disse que seria muito confuso eles terem o mesmo nome. De acordo com o New York Times, Amancio decidiu reorganizar as letras da primeira palavra para formar uma outra. E então, surgiu a Zara.
Starbucks
Em entrevista ao The Seattle Times, o cofundador da Starbucks Gordon Bowker contou que, no começo, pensou em palavras que começassem com “st”, porque as via como “poderosas”. Mas o que inspirou mesmo o nome da sua empresa foi um personagem de Moby Dick. “Alguém me mostrou um antigo mapa da Cordilheira das Castas e do Monte Rainier. Nele, havia uma antiga cidade chamada Starbo”, contou Bowker. “Assim que vi a Starbo, eu me lembrei do personagem de Moby Dick chamado Starbuck.”
Häagen-Dazs
De acordo com a publicação de notícias judaica Tablet Magazine, Reuben Mattus, imigrante judeu da Polônia, resolveu chamar sua sorveteria de Häagen-Dazs para homenagear a Dinamarca, por causa da atuação do país em ajudar judeus na Segunda Guerra Mundial. Mas seu nome não significa absolutamente nada. “Escolhi um nome dinamarquês totalmente fictício e o registrei”, disse Mattus. “Häagen-Dazs não significa nada. Mas chamaria a atenção, especialmente com o uso do trema.”
Amazon
Quando a Amazon foi lançada em 1995, Jeff Bezos teve ideias bem diferentes para o nome da sua marca, antes de decidir que o nome final seria inspirado no rio Amazonas, o maior do mundo. De acordo com o livro escrito por Brad Stone sobre a empresa, Bezos queria chamar seu e-commerce de Cadabra. Mas o primeiro advogado da Amazon, Todd Tarbert, conseguiu convencê-lo de que aquele nome seria péssimo para a imagem da companhia. Então, Bezos também pensou em Relentless (“implacável”, em português), que também não teve sucesso. Mas hoje, se você acessar o site Relentless.com, será direcionado para a Amazon.
Monsanto
A empresa agroquímica Monsanto foi fundada em 1901 por John F. Queeny. Ele escolheu este nome por conta da sua esposa, chama Olga Monsanto Queeny.
Nike
O nome da marca de roupas e equipamentos esportivos foi inspirado na deusa grega da Vitória, chamada Nike. E a alusão não está apenas no nome da empresa, seu símbolo também faz referência à deusa, representando suas asas.”