A decisão de fazer uma compra muitas vezes é rápida e automática, isso acontece porque nosso cérebro absorve informações previamente definidas e as processa de forma a tomarmos decisões imediatas. Pensando nisso, as empresas se apropriaram de definições como “empresa número 1”, tornando seus produtos mais atrativos aos consumidores.
Um caso muito famoso desse uso é o da cervejaria Brahma, a cerveja número 1, que buscava conquistar o primeiro lugar na cabeça do consumidor. Diante do posicionamento da Brahma, outras empresas se denominaram como “a melhor”,”a maior”, ou ainda, a com “melhor custo beneficio”.
Mas o que essas definições realmente representam? É sobre isso que falaremos hoje.
“a melhor empresa”
Para que uma empresa seja considerada como “a melhor” ela deve necessariamente apresentar o melhor produto do mercado. Para isso, deve investir nos melhores treinamentos, ter os melhores insumos e trabalhar com inovação. As marcas que conseguem ser reconhecidas como as melhores, possuem um público próprio, que prezam justamente pela qualidade dos produtos, e ,por isso, essas empresas conseguem fidelizar seu público. Normalmente, as melhores empresas possuem menor número de clientes e assim, em momentos de crise, sentem as consequências da perda de clientes de forma mais evidente que empresas que trabalham em grande escala.
“a maior empresa”
As maiores empresas trabalham com grande número de clientes, possuem maior força de vendas e comunicação, tendo grande penetração de mercado.
Com o grande número de clientes, conseguem montar uma linha de produção padronizada e consequentemente reduzir custos. No entanto, não conseguem manter a mesma qualidade na entrega dos serviços que as melhores empresas.
Normalmente têm dificuldade para fidelizar seus clientes e funcionários, uma vez que os clientes percebem a baixa qualidade dos produtos e os funcionários não são tão valorizados em uma empresa que trabalha com redução de custos.
Empresas com o melhor custo benefício
Empresas com melhor custo benefício se diferenciam das demais através do desenvolvimento de inovações, que podem se tornar vantagens competitivas uma vez que essa diferenciação pode se tornar uma preferência dos consumidores. Então, ter o melhor custo benefício nada mais é do distinguir o produto de modo que se atribua valor a ele nesse processo.
Trabalhando com esta estratégia, a 123 MARCAS investe em softwares próprios especializados em registro de marcas e treinamento constante para conhecimento em matéria de proteção de marcas dos funcionários. Estes investimentos, teoricamente, fariam com que a empresa tivesse maiores custos e, consequentemente, preços mais elevados. Porém, a empresa busca a redução de custos com o sistema de atendimento apenas por texto, reduzindo custos de atendimento e mantendo o histórico das conversas, garantindo segurança para as partes.
A verdade é que é difícil ou, as vezes, impossível a empresa fornecer o melhor serviço com o menor preço. Por isso trabalhamos e nos esforçando para entregar a melhor experiência e serviço com o melhor custo benefício.