A marca “Jaguar” realizou a mudança de logotipo principalmente para modernizar e alinhar sua identidade visual à estratégia de futuro da marca.
Com tipografia arredondada e espaçamento ampliado, o novo logotipo transmite uma estética mais leve e acessível, direcionada a conquistar uma nova geração de consumidores.
Ao reformular sua identidade, a “Jaguar” busca não apenas modernizar sua imagem, mas também se posicionar estrategicamente para o futuro dos carros elétricos.
No entanto, a mudança gerou controvérsia: muitos consideraram o novo logotipo pouco original e criticaram a marca por se distanciar de sua essência, abandonando parte do legado da “Jaguar”.
No Brasil, a marca “JAGUAR” obteve o reconhecimento de alto renome em sua forma mista em 2019, ainda com o logotipo anterior. Vejamos:
Até o momento, não há registro de novo pedido junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) envolvendo a identidade visual atualizada da marca.
O que é Rebranding?
Rebranding é o processo de transformar a marca para que ela se alinhe melhor aos objetivos estratégicos de uma organização ou para atender às mudanças de mercado e de comportamento do público-alvo.
O Rebranding pode envolver mudança de nome (renomear a empresa ou o produto), redesenho de logotipo e identidade visual (cores, tipografia, layout etc.), ajustes de posicionamento e discurso (como a marca se comunica e se diferencia perante o público) e alteração de valores e propósito (mudar ou reforçar a cultura interna que a marca quer transmitir).
Assim, Rebranding e troca de logotipo não são sinônimos!
A mudança de logotipo pode ser apenas uma parte do processo de Rebranding, que pode envolver diversos aspectos além da identidade visual.
E como proteger a nova identidade da marca?
Antes mesmo de mudar o nome ou o logotipo da marca, é altamente recomendado realizar um estudo de viabilidade, para saber se a nova marca está disponível para registro no segmento de atuação.
Veja mais sobre o Estudo de Viabilidade de Registro de Marca aqui.
Esse estudo é indispensável, pois, caso haja a troca de nome, será necessário um novo registro de marca em todos os países onde a marca pretende atuar.
Caso ocorra também a atualização do logotipo, também é fundamental fazer um novo registro para proteger a nova apresentação da marca.
Segundo o Manual de Marcas do INPI, pequenas modificações no logotipo que consta do certificado de registro — desde que não afetem de modo substancial a impressão visual, fonética ou o significado original da marca registrada — não implicam em alteração do caráter distintivo, de modo que não é necessário um novo pedido de registro.
As alterações na tipologia (fonte) da marca serão analisadas caso a caso, considerando as particularidades dos caracteres registrados (formato, curvas, preenchimento e outras estilizações).
Se o Rebranding envolver lançamento de novos produtos e/ou serviços não contemplados no registro da marca, pode ser necessário estender a proteção às novas classes de atuação.
Já as marcas registradas em preto e branco podem ser utilizadas com qualquer cor, de forma que não é preciso um novo pedido de registro se a marca foi registrada em preto e branco e passou a utilizar uma cor.
Já a inversão na ordem das palavras do conjunto marcário registrado pode alterar o caráter distintivo original da marca, podendo ser necessário novo pedido de registro.
Assim, o Rebranding é essencial para que as marcas se mantenham relevantes em um mercado dinâmico e em constante evolução. No entanto, também é importante ficar atento à proteção dessa nova identidade.
O que você acha dessa nova identidade visual da marca “Jaguar”?
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Flávia Cristina Lazzarin | LinkedIn
Advogada (OAB/PR 115150). Mestre em Propriedade Intelectual