ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Registro de Marca evita riscos legais e financeiros?

Quando Usar Minha Marca com Segurança

Registro de Marca evita riscos legais e financeiros? A 123 Marcas te ajuda nessa etapa.

Hoje destacaremos a importância de registrar a marca para evitar riscos legais e financeiros. Este é o sétimo de uma série de posts que abordam os 10 principais problemas de marcas. Nosso objetivo é ajudá-lo a identificar e solucionar esse problema de forma rápida e eficaz.

 

Registro de Marca evita riscos legais?

Pedindo a marca o quanto antes, mesmo que você esteja utilizando a marca de um terceiro, sem ter esse conhecimento, você pode alegar que está aguardadando o seu pedido de marca ser analisado. Porém, no caso de receber uma notificação extrajudicial é fundamental que você estude o caso e, se for a melhor alternativa, deixe de usar a marca. Falamos mais sobre essa situação aqui.

Veja mais aqui sobre nossa análise estratégica.

No Brasil a prioridade do registro é de quem pede a marca primeiro. A  exceção ocorre no caso de uso anterior de boa-fé. O INPI leva em conta a colidência mercadológica, ideológica, fonética, de radical, prefixo e sufixo, entre várias outras questões.

Ou seja, você evita riscos legais e financeiros se realizar um bom estudo de viabilidade, antes fazer uso da marca e de entrar com o pedido de registro da marca.

A partir de quando eu posso usar a marca sem riscos?

Ao pedir o registro da sua marca você passa a ter uma expectativa de direito, por isso, não é necessário aguardar a concessão do registro para usar a sua marca. 

Contudo, a marca será definitivamente sua quando o seu pedido for deferido/aprovado pelo INPI e feita a concessão Temos mais de 99% de êxito em registros de marcas*, o que proporciona mais segurança para seu negócio.

Por um lado, a Wipo, que é o órgão internacional de registro de marcas, recomenda que investimentos importantes na marca sejam, feitos apenas após a sua concessão.

Por outro lado, nós, da 123 Marcas, mantemos os nossos projetos em segredo até solicitar novas marcas. Então, após fazermos uma busca e verificamos a viabilidade, solicitamos e já começamos a utilizar a marca.

Por que o registro de marca evita riscos financeiros?

Desde que você abre um negócio faz uma série de investimentos. Contudo os valores mais importantes para obter resultados financeiros é o investimento em marketing e comunicação. Desde a primeira venda, possivelmente esses investimentos já estão ocorrendo, exatamente para encontrar corretamente seu público-alvo nos diferentes canais, bem como, pra lembrar os consumidores sobre a sua marca.

Com o passar do tempo, os investimentos em marketing e comunicação aumentam e a marca fica ligada à reputação da empresa com os serviços/produtos entregues ao consumidor. Assim, no melhor cenário, os clientes criam uma ligação positiva e preferência por optar pela sua empresa. Entretanto, se você tiver que trocar de marca no meio de todo esse processo, terá que fazer investimentos tanto para a troca da marca em si, como para ligar a marca antiga à nova. Nesse caso, isso seria fundamental para os consumidores entenderem que a marca antiga e a nova pertencem à mesma empresa.

Sendo assim, fica claro porque o registro de marca evita os riscos financeiros. Além do registro da marca evitar a perda de valores investidos em marketing e comunicação, ele evita a troca da marca em si. Portanto, é fundamental pedir a marca antes de iniciar o uso para evitar riscos legais e financeiros.

Autoras

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

 

Flavia Verardi Souza

Administradora.

Maria Eduarda
Maria Eduarda
Formada em Administração e mestranda em administração com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *