Aproveitando o momento Olímpico que vivemos, hoje pensamos em um conteúdo que una os jogos olímpicos com o valor de marca e, portanto, a importância do registro de marcas. Veja abaixo: Olimpíadas, valor de marca, e a importância de registrar marcas.
Para que os jogos ocorram é necessária uma série de marcas patrocinadoras. Além disso, os atletas possuem outros patrocinadores. Os atletas são patrocinados, pois as empresas, além de verem neles os mesmos como uma boa oportunidade de exposição de marca e acreditarem em seu trabalho, agregam valor à sua imagem ao associá-la a um competidor e potencial conquistador de medalha olímpica. Isto é vincular a marca com um momento de felicidade e conquista que o atleta pode ter.
Registrar uma marca traz vários benefícios, como: Os investimentos em marketing, propaganda e publicidade são percebidos pelos clientes através da marca. Falamos sobre todos os benefícios de registrar uma marca aqui.
Valor de Marca e mais sobre os patrocínios Olímpicos
O mais valioso ativo de uma empresa é sua marca, pois ela compreende todos os valores que estão relacionados à empresa. É o caso das principais e mais valiosas marcas do mundo. Segundo a Kantar BrandZ, as marcas mais valiosas do mundo são:
Apple – US$ 1 trilhão
Google – US$ 753,50 bilhões
Microsoft – US$ 712,90 bilhões
Amazon – US$ 576,60 bilhões
McDonald’s – US$ 221,90 bilhões
NVIDIA – US$ 201,80 bilhões
Visa – US$ 188,93 bilhões
Facebook – US$ 166,75 bilhões
Oracle – US$ 145,50 bilhões
Tencent – US$ 135,21 bilhões
Por exemplo, visando a exposição de marca e agregação de valor, a Visa (7ª marca mais valiosa do mundo) é uma das patrocinadoras globais dos jogos olímpicos. Além do mais, a Visa está entre as principais patrocinadoras de uma das principais atletas do evento: a Simone Biles.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple se mantém em primeiro lugar entre as marcas mais valiosas do mundo.
As marcas registradas diferenciam os produtos e serviços no mercado. Assim, os consumidores podem identificar a sua marca e optar pelo seu produto ou serviço. Ainda, muitas grandes marcas passam a adotar a estratégia de associar sua imagem a sensações ou benefícios. Um exemplo disso é a Coca-Cola que busca associar sua marca a sentimentos de felicidade, outro é a Apple que foca na percepção de inovação, sofisticação e exclusividade relacionada aos seus produtos e design. Isso é possível porque possuem um arsenal de marcas registradas, sejam logotipos ou figuras/símbolos, que estão protegidas e, assim, contribuem para a proteção e vinculação do conceito ao longo dos anos.
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Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin
Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.