ALERTA:

– Mantenha o nome da sua marca em sigilo até CONTRATAR um especialista.

– O INPI não envia boletos. Recebeu cobrança? Não pague, procure um especialista.

Licenciamento de Marcas: O Que é e Como Funciona?

licenciamento-de-marcas-o-que-e-e-como-funciona

Trataremos aqui sobre licenciamento de marca, o que é e como funciona? Com mais marcas sendo registradas a cada ano se somando ao número de marcas com registro vigente, as possibilidades de registro têm diminuído.

Essa questão tem exigido mais da criatividade nas criações de marcas, aqui ajudamos a criar nomes de marca gratuitamente. Por outro lado, o licenciamento de marca pode ajudar nessa questão ao se apresentar como uma alternativa para usar uma marca já registrada por meio de pagamento de valores ao titular da marca.

 

O que é o licenciamento de marca?

Licenciar uma marca é, simplificando, cobrar um valor (royalties) para que um terceiro possa utilizar a sua marca. Para isso, o terceiro terá que pagar de forma mensal ou anual pelo uso da marca.

 

Como funciona o licenciamento de marca?

Normalmente o licenciamento de marca é feito por meio de um contrato que prevê as formas como a marca pode ser utilizada, os valores a serem pagos (royalties), datas para pagamento e boas práticas com a imagem da marca.

O licenciamento de marca pode ser uma alternativa para empresas que visam descontinuar alguma marca, porém que ainda possuem o registro ativo. O empresário ao identificar empresas que usando marcas iguais ou similares no mercado, pode propor um contrato de licenciamento. O titular da marca, com isso, terá uma fonte adicional de receitas para a empresa, por meio de seu ativo intangível (marca).

Por exemplo, se você está pensando em franquiar sua marca, um contrato de licenciamento é fundamental. Caso você tenha interesse em realizar um contrato de licenciamento, a 123 Marcas oferece o serviço. Você pode ver mais sobre o serviço de contrato de licenciamento de marca aqui.

É claro que um contrato de licenciamento de marca e contrato de franquia são diferentes. Um contrato de licenciamento tem menos envolvimento de marca. A franquia exige mais detalhes de forma de uso da marca da parte do franqueado, é preciso seguir todo o modelo de negócio, como uma filial da empresa franqueadora.

 

Maria Eduarda Medeiros Pletsch | Linkedin

Administradora. Mestranda em administração, com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

 

Maria Eduarda
Maria Eduarda
Formada em Administração e mestranda em administração com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *