Hoje falaremos sobre uma questão bastante popular na criação de marcas: Qual a fonte/letterring ideal para minha marca?
Antes de mais nada é preciso saber: A fonte – tipografia (tipo de letra) ou Lettering (em inglês) – é uma ferramenta do profissional de design. Sem dúvida, é fundamental para a construção da imagem da marca. Possui a capacidade de representar valores. E também de despertar sentimentos no consumidor.
De fato, sua marca influencia diretamente na mensagem que você quer transmitir para seus clientes. É um símbolo distintivo capaz de representar a história do seu negócio, produto ou serviço.
Assim que iniciamos o processo de criação de uma marca gráfica, um dos fatores mais importantes é a escolha das fontes. Deve-se analisar todo o conceito da empresa (ou do profissional). Além disso, verifique o tipo de negócio, o público alvo e a forma de comunicação. Por fim, deve-se considerar aspectos técnicos, psicológicos e socioculturais.
De fato há uma infinidade de tipos de fontes para escolher. Isso torna ainda mais difícil este processo.
Nesse sentido, apresentaremos os tipos de fontes atualmente existentes. Segue a leitura!
Fontes serifadas
Em primeiro lugar, uma boa resposta à questão “Qual a fonte/letterring ideal para minha marca?” são as fontes serifadas. As serifas são os traços do final das linhas das letras.
Por exemplo, seguem logotipos com fontes serifadas:
Como se vê no logotipo da SONY, há serifas nas três pontas da letra “Y”.
As fontes com serifa são mais tradicionais. Clássicas. Transmitem seriedade e imponência. Por isso são popularmente utilizadas em livros e documentos.
Se acaso utilizadas em logotipos, podem transmitir solidez. Confiança. Tradição. Grandeza.
Alguns exemplos de fontes serifadas: Times New Roman; Georgia; Century; Garamond; Caslon.
Fontes retas ou fontes “sem serifa”
Em segundo lugar, outra boa resposta à questão “Qual a fonte/letterring ideal para minha marca?” são as fontes retas. Estas não possuem muitos detalhes.
Por exemplo, seguem logotipos com fontes retas:
As fontes retas ou “sem serifa” transmitem modernidade. Clareza. Facilitam a leitura. São mais limpas e podem transmitir simplicidade. Ou, até mesmo, tecnologia.
Se acaso utilizadas em logotipos, podem transmitir transparência e honestidade. Por outro lado, podem ser utilizadas para comunicar ousadia.
A conhecida fonte alemã Helvética foi a responsável por popularizar esta tipografia.
Fontes cursivas
Em terceiro lugar, pode-se responder à questão “Qual a fonte/letterring ideal para minha marca?” com as fontes cursivas. São aquelas como as desenhadas a mão.
Por exemplo, seguem logotipos com fontes cursivas:
As fontes cursivas passam a ideia de algo mais artesanal. Feito a mão. Algo subjetivo e alegre. Transmitem fluidez e personalidade.
Se acaso utilizadas em logotipos, podem evocar a criatividade, feminilidade e unicidade. Além disso, podem transmitir emoções. Isso vai depender das cores e fontes utilizadas.
Contudo, a utilização desta fonte requer atenção. É importante atentar à legibilidade no logotipo. As “caudas” deste estilo podem confundir a leitura.
Alguns exemplos de fontes cursivas: Billagong; Paintly; Belinda.
Fontes decorativas ou gráficas
Por fim, como uma boa resposta à questão “Qual a fonte/letterring ideal para minha marca?” temos as fontes decorativas ou gráficas. Apresentam animação e descontração.
Por exemplo, seguem logotipos com fontes decorativas ou gráficas:
Estas fontes podem, por si sós, tornarem as marcas fortes. São fontes novas. Muitas vezes criadas especialmente para um logotipo.
Transmitem a sensação de experiência única. Ou seja, dificilmente são utilizadas para textos.
Se acaso utilizadas em logotipos, podem transmitir originalidade. Ainda, devido à flexibilidade da criação, podem gerar diferentes emoções no consumidor.
Fontes finas, negritadas e italicas
Igualmente importante para definir qual a fonte/letterring ideal para a sua marca são os tipos de forma das letras.
Existem variações que podem ser utilizadas em todos os tipos de fontes. Vejamos as principais características de cada uma:
Fontes finas ou light: transmitem leveza. Clareza. Delicadeza.
Fontes negritadas ou bold: transmitem robustez. Potência. Dependendo da fonte, pode comunicar algo divertido.
Fontes em itálico: transmitem movimento. Dinamismo.
Outros fatores para escolha da fonte do logotipo
Ao definir qual a fonte/letterring ideal para a sua marca, deve-se levar em conta outros fatores.
É muito importante prestar atenção quanto à legibilidade. Não só para a impressão, mas também para a utilização na web. Neste sentido, deve-se atentar às cores. Também à espessura dos traços e ao tipo de fonte. Além disso, aos elementos que integram o logotipo.
A utilização da fonte adequada ajuda a comunicar os norteadores estratégicos da empresa. Também comunica os objetivos da empresa. Por isso, conte com profissionais capacitados. Sem dúvida eles saberão lhe orientar da melhor forma. Veja aqui nossos serviços de criação.
Avalie também a combinação da fonte do logotipo com as fontes de apoio. São aquelas presentes no slogan ou decodificador da marca. É provável que elas ajudem a contar a história da empresa, produto ou serviço.
Por exemplo, veja como se apresenta um decodificador na marca abaixo:
Como se vê, é preferível que a cor do decodificador seja neutra. Diferente daquela utilizada no lettering. Isso para gerar um contraste no logotipo. Por outro lado, é indicado que a fonte do decodificador seja reta, clara e aberta.
Se acaso você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Sem dúvida, será um prazer lhe atender.
Esperamos que tenha feito uma boa leitura.
Até o próximo post 🙂