Como realizar um protocolo no INPI?

Como-realizar-protocolo-no-INPI

Para realizar qualquer serviço no INPI, é necessário gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União) (Saiba como emitir/gerar uma GRU aqui)e posteriormente realizar o protocolo junto ao INPI, para que o mesmo analise o que foi solicitado.

 

No caso, para realizar o protocolo, anteriormente é necessário já ter emitido/gerado uma GRU, concluído o seu pagamento e salvado seu comprovante de pagamento. Além de salvar o comprovante de pagamento, é recomendado, também, que seja guardada a GRU (Guia de Recolhimento da União)/boleto. 

 

Nesse momento, você precisará do número da GRU. Esse número pode ser encontrado nos seguintes locais:

 

Ao gerar a GRU (como demonstramos, no passo a passo, nesse link) no passo 8, está escrito “GRU gerada com sucesso” e abaixo disso, tem o número da GRU.

 

Realizar-Procolo-INPI-1

 

Ou na própria GRU, você pode ter acesso ao número da GRU:

 

Realizar-Protocolo-INPI-2

 

Com o número da GRU em mãos, você precisa acessar o sistema do INPI, nesse link. Na sequência, insira seu login e senha e clique em “Acessar”:

Realizar-Protocolo-INPI-3

 

Em seguida, insira o número da GRU, que foi  encontrado anteriormente, e insira no campo destinado. Depois, clique em “Avançar”.

 

Realizar-Protocolo-INPI-4

 

Primeiro selecione a classe referente ao seu processo de marca. No campo “Anexos”, subcampo “Outros”, clique em “Adicionar” e faça o upload da peça do Recurso, já que nosso exemplo trata-se de um protocolo de Recurso contra o indeferimento de marca. 

 

Como realizar um protocolo no INPI - 1

 

Nomeie o documento como “Recurso Contra o Indeferimento de Marca”. 

Caso você deseje protocolar outro serviço (por exemplo, oposição, manifestação, etc), nomeie de acordo com o serviço a ser realizado.

 

Como realizar um protocolo no INPI - 2

 

Feito o upload da peça, repita o procedimento para o Comprovante de pagamento da GRU, nomeando o documento como “Comprovante de pagamento da GRU”.

A GRU deve ser paga antes do prazo do INPI, neste caso, de 60 dias depois do indeferimento. Por isso, não agende o pagamento da GRU.

 

Em seguida, marque o checkbox que circulamos em vermelho, garantindo que as informações dos documentos e protocolo que está sendo realizado são verdadeiras e, posteriormente, clique em “Avançar”:

 

Realizar-Protocolo-INPI-7

 

Por fim, confira todos os dados, documentos anexos e informações do protocolo para, então, clicar em “Protocolar”.

 

Realizar-Protocolo-INPI-8

 

Depois disso você tem a opção de fazer o download do seu protocolo para ter esse documento salvo.