Uma vez contratado o serviço de busca e análise, validamos a viabilidade do Registro de Marca no INPI quando possuímos segurança que a marca será registrada. Porém, quando o parecer não é de viabilidade, não quer dizer que a marca será indeferida (negada) pelo INPI. Mas que existem riscos do INPI não deferir (aceitar) a marca. Trabalhamos de forma conservadora para dar segurança aos clientes que ainda não lançaram a marca no mercado.
Assim, nos casos de risco de indeferimento não garantimos o registro, e sim, explicamos os riscos. Ou seja, o serviço serve para gerenciar o risco dos clientes. Por isso, caso o parecer seja de inviabilidade, o cliente deve avaliar o risco e tomar a decisão de realizar o pedido de registro, ou não.
Como reduzir o risco de indeferimento de marca no INPI
Sendo a decisão de correr o risco e solicitar o pedido de registro da marca é possível reduzir esses riscos com as seguintes dicas:
– O recomendado é que se crie elemento nominativo diferente para fazer parte da marca
– Não atue exatamente no mesmo setor (especificação na Classificação de NICE) que a marca responsável pela inviabilidade.
– Crie um logotipo distintivo. Veja dicas aqui.
Também é importante certificar que além da marca apontada como impeditiva não existem outros processos de marcas que podem impedir o registro. Isso porque, quando encontramos uma marca impeditiva, não seguimos a busca para encontrar outras marcas impeditivas. Neste caso, nos solicite uma atualização da busca.
Já, caso a decisão seja de não correr risco e criar uma nova marca, você tem direito a até mais 2 buscas e análises de marcas gratuitas. Ou, nestes casos, você também pode contar com o nosso serviço de criação de nome de marca.
Lembrando que no caso de termos a viabilidade do registro da marca no INPI, garantimos o registro da marca ou devolvemos os valores investidos em nossos honorários. Para isso, é necessário que o cliente siga nossas orientações.
Qualquer dúvida esclareça com a gente 🙂
Roberto Meurer Soraire
Administrador especialista em direito empresarial