Marcas são sinais visualmente perceptíveis que servem para diferenciar produtos e serviços no mercado, para maiores explicações clique aqui. Existem 4 formas de apresentações de marcas: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. Definido o que é marca e como ela pode ser apresentada, destacamos os principais motivos para fazer o registro de uma marca:
Uso exclusivo
Garantia de uso exclusivo em todo território nacional. Significa que nenhuma outra empresa, do mesmo setor, poderá fazer uso de marca igual ou similar no Brasil.
Evita o desvio de clientela
Sem o registro, concorrentes podem copiar a sua marca e desviar a sua clientela, ocasionando prejuízos econômicos e, também, pode deteriorar a imagem da sua marca, desqualificando seus produtos e serviços.
Ativo Intangível
Só é dono de marca quem registra. E, de acordo com a lei da propriedade industrial, marca tem características de bem móvel.
Incerteza no futuro
Ninguém começa grande. Se você não fizer o registro da marca no início das atividades, provavelmente, quando a marca for conhecida, seja tarde.
Identidade do negócio
Todos os esforços e investimentos em marketing, propaganda e publicidade são percebidos pelos clientes através da marca.
Risco de indenização
Copiar marca, mesmo que sem a intenção, pode gerar indenização por perdas e danos.
Custo de mudança
Ser obrigado a trocar de marca muitas vezes é o fim de uma operação mercadológica. Por melhor que seja uma transmigração para outra marca, envolve esforço e dinheiro. E, o amor do dono pela marca antiga dificilmente será resgatado, afetando na sua motivação.
Marca tem valor
Em um contexto economicamente desfavorável, uma opção pode ser a venda da marca para a concorrência ou para novos entrantes que desejam o público que ela atinge.
Marca garante mercado
Volume de vendas, quota de mercado e lucro da empresa são, muitas vezes, influenciadas pela marca.
Para Franquias
A marca registrada garante segurança para possíveis franqueados e clientes.
Royalties
Uma marca registrada pode ser explorada por terceiros e você se beneficiar com royalties.
Marca tem valor
Marca possui valor capaz de ser mensurável. Avalie sua marca aqui. Ter uma marca valorada pode representar maiores vantagens com instituições financeiras, por exemplo, na hora de pedir créditos. Empresas que compram marca, podem colocar em seu patrimônio como ativo intangível, aumentando o patrimônio da empresa.
Evite riscos, faça o investimento no registro da sua marca clicando aqui e desfrute dos benefícios citados.
Bons negócios.
Roberto Soraire | Linkedin
Administrador. Especialista em Direito Empresarial