A importância da cor do logotipo no registro de marcas

cor do logotipo

 

Hoje falaremos sobre a importância da cor do logotipo no registro de marcas no INPI. Se acaso você estiver iniciando seu negócio ou mesmo pensando em alterar seu logotipo em razão de já estar ultrapassado, este post é para você! Vamos lá?

Você já deve ter reparado uma tendência de utilização de cores para determinados setores do mercado. Como exemplo, nota-se o emprego da cor vermelha para marcas relativas à alimentação, sobretudo no que diz respeito a redes de Fast-Food. Você tem ideia do porquê? Pela (não tão) simples razão de que o vermelho tem por característica estimular o apetite.

Por outro lado, a Nubank, empresa que vem revolucionando o mercado bancário, uma vez que está inovando o tradicional modelo do mercado financeiro, utiliza em sua marca a cor roxa. Essa cor não apenas simboliza imaginação e espiritualidade, como também está relacionada com o futuro, mundo dos sonhos e fantasias. Possivelmente isso influenciou na tomada da decisão pela escolha da cor roxa como principal da empresa.

 

Invista tempo para escolha da cor da sua marca

Sem dúvida, as marcas de sucesso investem tempo, dinheiro e energia em pesquisas e análises para a definição de cada detalhe de seus elementos. Dessa forma, você pode se valer da existência de variados estudos de tendência de pensamento, elaborados pelas empresas titulares das marcas mencionadas. Além disso, contar com o benefício de possuir tais informações na hora de decidir sobre a cor do seu logotipo, de forma que ele esteja de acordo com o que você espera da sua marca e com o mercado no qual você pretende atuar.

Com o propósito de entender mais e possuir informações de maior qualidade na hora de definir sobre questões relativas à sua marca, vale a pena investir parte do seu tempo para aprofundar seu conhecimento acerca do mundo das cores.

Um fato interessante: A definição de cores envolve uma série de decisões e muitas histórias estão por trás da escolha da cor principal de grandes empresas, tais como Coca-Cola, Facebook, Google, Yahoo, Shell, dentre outras, as quais investiram em estudos que motivaram a decisão por determinada cor.

Separamos algumas reportagens que aprofundam esse tema, confira:

Reportagem sobre a cor de empresas conhecidas nesse link aqui.

Reportagem sobre a psicologia das cores nesse link aqui.

 

A reivindicação da cor do logotipo no registro de marca no INPI

Agora que você já entendeu a importância da escolha da cor de uma marca, temos mais uma informação para você!

 

Com toda a certeza, de nada vai adiantar investir no processo de escolha das cores se estas não forem protegidas. Em razão disso, o INPI possibilita que, ao registrar sua marca, ocorra igualmente a proteção das cores escolhidas.

Para que isso ocorra, basta anexar o logotipo em cores (colorido) e a autarquia vai entender que você quer proteger as cores eleitas. 

 

Importante que você saiba que, caso a marca seja solicitada em cores, sua utilização ficará restrita à paleta escolhida, sob pena de sofrer, por parte de terceiros, eventual pedido de caducidade da sua marca. Entenda mais sobre caducidade aqui.

 

Para entender melhor sobre as vantagens e desvantagens de reivindicar cor no registro de marcas, leia este post.

 

Luciana Torres Possapp
OAB/RS 78.078
LinkedIn