Viabilidade de Registro de Marca no INPI

Viabilidade no registro de marca

Uma vez contrato o serviço de busca e análise, costumamos dar a viabilidade do Registro de Marca no INPI quando possuímos segurança que outros processos não vão indeferir (negar) a marca desejada. Isso não quer dizer que a marca será indeferida (negada) pelo INPI. E sim, que existem riscos do INPI não deferir (aceitar) a marca. Sendo, assim, uma forma de dar segurança aos clientes que estão criando marca para entrar no mercado. Por isso não podemos dar a garantia de registro.

 

Assim, o resultado das nossas buscas e análises de marca são de viável ou inviável para o registro. Ou seja, serviço serve para gerenciar o risco dos nossos clientes. Por isso, caso o parecer seja de inviabilidade, o cliente deve avaliar o risco e tomar a decisão de realizar o pedido de registro ou não. 

 

Como reduzir o risco de indeferimento de marca no INPI

Sendo a decisão de correr o risco e solicitar o pedido de registro da marca, é possível reduzir esses riscos com as seguintes dicas:

– O recomendado é que se crie elemento nominativo diferente para fazer parte da marca

– Não atue exatamente no mesmo setor (especificação na Classificação de NICE) que a marca responsável pela inviabilidade.

– Crie um logotipo distintivo. Veja dicas aqui.

 

Também é importante certificar que além da marca apontada como impeditiva não existem outros processos de marcas que podem impedir o registro. Isso porque quando encontramos uma marca impeditiva, não seguimos a busca para encontrar outras marcas impeditivas. Neste caso, nos solicite uma atualização da busca.

 

Já, caso a decisão seja de não correr risco e criar uma nova marca, você tem direito a até mais 2 buscas e análises de marcas gratuitas. Ou, nestes casos, você também pode contar com o nosso serviço de criação de nome de marca.

Lembrando que no caso de termos a viabilidade do registro da marca no INPI, garantimos o registro da marca ou devolvemos os valores investidos em nossos honorários. Para isso, é necessário que o cliente siga nossas orientações.

 

Qualquer dúvidas esclareça com a gente 🙂

Roberto Meurer Soraire

Administrador especialista em direito empresarial